Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorSantos, Ana Cristina Carvalho dos-
dc.date.accessioned2015-06-18T19:08:35Z-
dc.date.available2015-06-18T19:08:35Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6770-
dc.description.abstractO assunto lúdico na educação tem chamado a atenção de diversos estudiosos do assunto no sentido de melhor compreensão de como os professores devem atuar nesse campo e de suas implicações na formação das crianças. Este trabalho visou verificar as contribuições que a escola e os professores podem oferecer aos alunos através do lúdico como recurso pedagógico no ensino de História. O marco teórico do estudo abrangeu grandes temas como: a entrada da criança na escola; Parâmetros Curriculares Nacionais na 4ª série do ensino fundamental; o currículo do Distrito Federal; metodologias didáticas utilizadas na 4ª série do ensino fundamental; recursos didáticos utilizados na 4ª série do ensino fundamental; o lúdico e o ensino da História na 4ª série do ensino fundamental; o ensino e a aprendizagem da História com alunos em fase de desenvolvimento nas séries iniciais; e o desenvolvimento cognitivo e afetivo. Esses temas evidenciam, como base nos pensamentos de diferentes estudiosos, a importância sobre o assunto pesquisado. Aliado ao estudo teórico, foi realizado um trabalho de campo em uma escola pública do Distrito Federal, que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa do tipo qualitativa e participaram da entrevista semi-estruturada quatro professores. De modo geral, a pesquisa evidenciou a idéia de que o lúdico desempenha um papel benéfico no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos apontam que as educadoras utilizam o lúdico como recurso pedagógico em sala, no conteúdo reforçando a aprendizagem, demonstrando facilidade ao passar a disciplina de História e acreditando que o lúdico promove o desenvolvimento de seus alunos. Finalizando, essa pesquisa significou grandes e importantes descobertas no que se refere ao estudo de História de modo lúdico nas séries iniciais, por apresentar resultados que além de significantes podem interferir na prática pedagógica do docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T19:08:35Z No. of bitstreams: 1 20362226.pdf: 232636 bytes, checksum: 2b668139ff5b7eaa0f04685870001eb1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-18T19:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20362226.pdf: 232636 bytes, checksum: 2b668139ff5b7eaa0f04685870001eb1 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO lúdico como recurso pedagógico no ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20362226.pdf227.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.