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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6775
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Ítala Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T19:18:48Z | - |
dc.date.available | 2015-06-18T19:18:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6775 | - |
dc.description.abstract | Nesta monografia pretendeu-se acompanhar e compreender os problemas de aprendizagem evidenciados por alunos do ensino fundamental. No decorrer da pesquisa buscaram-se dados para analisar o domínio básico do processo da dificuldade da leitura e da escrita na alfabetização, por meio das classes de aceleração, buscando-se subsídios para a melhoria da educação. O método adotado foi de cunho qualitativo e o instrumento utilizado foi à entrevista semi-estruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da região administrativa de Guará, Brasília-Distrito Federal, das séries iniciais do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram cinco professores. As categorias selecionadas foram: processo de aceleração; classe de aceleração e classe regular; dificuldades de aprendizagem; recursos metodológicos; e dificuldades no processo de alfabetização. Os principais resultados desse trabalho foram: o programa de aceleração da aprendizagem é uma alternativa pedagógica diferenciada, buscando substituir a pedagogia da repetência pela pedagogia do sucesso; as professoras em geral, com seus relatos, mostraram dificuldades nas classes de aceleração (alunos com uma seqüência de reprovação); diferentes níveis de conhecimento; e faixa etária muito diferenciada; as professoras relataram que suas principais dificuldades de aprendizagem são com alunos que possuem distúrbios; todas as professoras têm sua metodologia voltada para um recurso de fixação; Dificuldades e problemas de aprendizagem podem não estar na criança e sim em seu ambiente, como na família ou na própria escola; e também, algumas vezes a queixa do rendimento escolar não expressa uma deficiência da criança e sim uma inadequação das propostas educacionais. Acredita-se que com a superação de tais problemas a educação formará cidadãos mais dignos e críticos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T19:18:48Z No. of bitstreams: 1 20362411.pdf: 75637 bytes, checksum: b86791c5b57f76d16d14cd2af1896e1e (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Classe de aceleração | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de leitura e escrita no processo de alfabetização um estudo na classe de aceleração | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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