Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerpa, Maria da Glória Noronha-
dc.contributor.authorBranco, Carlos Jurunna de Souza Castello-
dc.date.accessioned2015-06-19T17:29:38Z-
dc.date.available2015-06-19T17:29:38Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6783-
dc.description.abstractO presente estudo analisou o impacto de Novas Tecnológicas de Informação e Comunicação – NTIC, principalmente quanto ao uso do computador e da internet, no âmbito das séries iniciais do ensino fundamental, em duas escolas do Distrito Federal. O tema é relevante e atual, principalmente quando consideramos a posição atribuída à educação no atual contexto da globalização e do paradigma emergente. O estudo contempla uma pesquisa bibliográfica e de campo. O referencial teórico, sobretudo as considerações de Tajra (2004), Behrens (2004), Moran (2004), Valente (1998) entre outros, contribuindo para a compreensão da realidade pesquisada. Para a realização dessa investigação apoiamo-nos nos pressupostos do paradigma emergente da educação, que engloba novas estratégias de ensino e aprendizagem na perspectiva da complexidade entre o individual e social. Em que medida a inserção dessa nova cultura influencia a prática pedagógica dos professores da série iniciais do ensino fundamental? Como nossos educadores estão articulando as potencialidades e as inovações das novas tecnologias com a exigência do projeto pedagógico? Para responder a essas questões desenvolvemos um estudo exploratório de natureza qualitativa. O interesse da presente monografia incide, portanto, no que consideramos único e particular em duas escolas do Distrito Federal, mesmo que posteriormente venham a ficar evidentes certas semelhanças com outros casos ou situações. No contexto da pesquisa de campo realizamos uma sondagem junto a oito professoras das duas escolas. Na análise qualitativa efetivada identificamos, tendências e concepções relacionadas ao uso das novas tecnologias, revelando que a maioria absoluta dos professores entrevistados concorda com a necessidade do uso do computador e da internet como mediadores e instrumentos pedagógicos; admitem que o uso do computador e da internet, facilita e possibilita o surgimento de novas relações no interior do processo ensino-aprendizagem. Por fim, os professores entrevistados consideram que o uso do computador e da internet constituem-se em importantes ferramentas educativas de motivação para os alunos. Diante dessa situação observada sugerimos uma análise dos aspectos relacionados a utilização das tecnologias na formação de professores; um aprofundamento da pesquisa em relação a outras experiências de Informática na Educação que acontecem nos diversos estados brasileiros e em outros países; entre outras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:29:37Z No. of bitstreams: 1 20276781.pdf: 644504 bytes, checksum: 78749e0569da0bc45b1e0d4fce10bd2c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-19T17:29:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20276781.pdf: 644504 bytes, checksum: 78749e0569da0bc45b1e0d4fce10bd2c (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNova tecnologiapt_BR
dc.subjectParadigma emergentept_BR
dc.titleNovas tecnologias e suas implicações pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20276781.pdf629.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.