Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6793
metadata.dc.type: TCC
Title: A construção do ambiente sócio - moral em turmas de séries iniciais
Authors: Barreto, Marisete Ferreira Bastos
metadata.dc.contributor.advisor: Serpa, Maria da Glória Noronha
Abstract: A presente pesquisa é uma reflexão sobre o trabalho com a construção do ambiente sócio - moral no ensino fundamental. Este estudo se propôs a refletir sobre a construção de valores na prática docente. Neste sentido partimos do objetivo de enfatizar a importância da reflexão sobre este tema, já que estamos vivendo uma época em que muitas atitudes parecem estar distorcidas. O marco teórico da pesquisa abrange grandes temas que abordam os conceitos de ética e moral e sua implicações na educação, assim como, discute o trabalho com os valores nas escolas. O trabalho de campo se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa descritiva, buscando conhecer a realidade da construção de um ambiente sócio - moral. Participaram da pesquisa sete professores de uma escola particular situada na Asa Norte. Diante dos resultados observamos que, de modo geral, os professores parecem conscientes da importância da construção de valores morais junto aos seus alunos e desenvolvem este trabalho em diferentes momentos da prática docente. Contudo, dado a importância dessa questão apontamos algumas recomendações no sentido de propor um trabalho conjunto em sala de aula, proporcionando a educando e educadores mais oportunidade de refletir e perceber situações de vivência que valorizem virtudes que estão em declínio na atualidade, desencadeando na comunidade escolar a esperança e o desejo da possibilidade de vivermos uma grande parceria na luta por uma sociedade “mais justa, mais solidária e mais fraterna”.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6793
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20461720.pdf98.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.