Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6807
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A contribuição do desenho como expressão e linguagem na alfabetização |
Authors: | Batista, Liana Dorneles |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | Esta monografia pretendeu analisar o desenho como uma contribuição na alfabetização, como expressão e linguagem. Ao fazer a relação entre o desenho e a escrita acreditou-se na possibilidade de se trabalhar uma metodologia que organizasse o trabalho da escrita e do desenho ao mesmo tempo. Buscou-se investigar o uso do desenho em sala de aula, voltado para uma metodologia alfabetizadora utilizando-se conceitos e reconhecimento do uso do desenho e valorizando sua importância. São vários os conceitos do desenho assim como suas fases. Todavia, o que se encontra nos autores pesquisados é a valorização do desenho como instrumento de mediação da criança e seus sentimentos. Para tanto, apoiou-se neste trabalho, em estudos teóricos voltados para o campo da psicologia e da filosofia aplicados à educação e na metodologia qualitativa utilizou-se como instrumentos, questionários direcionados a seis professores alfabetizadores de escolas localizadas no Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal sendo três de rede pública e três de rede particular. As categorias escolhidas para o trabalho foram: conceituação do desenho infantil; importância e contribuição do desenho; relação desenho e escrita; e dificuldades no trabalho com o desenho. A análise e discussão dos dados levaram aos seguintes resultados: na conceituação do desenho infantil as professoras, em sua maioria responderam que é uma forma da criança se expressar; quanto à importância e contribuição do desenho as professoras citam o trabalho de coordenação motora utilizado no desenho como um auxílio na escrita; com relação à utilização do desenho todas as professoras afirmam que esta é indispensável nessa faixa etária; na relação desenho e escrita todas as professoras afirmaram que os dois estão o tempo todo sendo trabalhados juntamente, relataram não terem dificuldades nesse trabalho. |
Keywords: | Arte Desenho Alfabetização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6807 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20511956.pdf | 314.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.