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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorLago, Lílian Ribeiro Alves do-
dc.date.accessioned2015-06-22T18:32:33Z-
dc.date.available2015-06-22T18:32:33Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6808-
dc.description.abstractEsta monografia foi realizada com o objetivo de investigar e expressar algumas reflexões teóricas acerca da escrita da criança nas séries iniciais, pois muito tem se falado sobre a escrita e como a criança evolui no decorrer dessa fase. O estudo levou em consideração os pressupostos teóricos sócio-interacionistas e construtivistas, baseados em Piaget e Emília Ferreiro. Do desenho ao simbolismo da escrita, a criança precisa fazer algumas descobertas. Esta pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram livros, entrevistas com professores da rede particular de ensino da Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. As categorias escolhidas para a análise e discussão dos dados foram: Como inicia o trabalho de identificação\diagnóstico com a criança no primeiro momento do letramento. Procedimentos importantes para um trabalho eficiente nesta aquisição; Que metodologias são utilizadas pelo professor durante este processo de trabalho; Comente sobre a importância /do professor ter conhecimento profundos sobre a criança (fases) e a escrita; Projetos\atividades promovidas pela escola para desenvolver de forma eficiente e segura a aquisição e evolução da escrita;Comente sobre as dificuldades identificadas durante o processo de trabalho e qual a atitude do professor para solucioná-las;O papel da família no estímulo da aquisição do letramento da criança; As análise e discussão dos dados levaram aos seguintes resultados: As professoras, em sua maioria, respondeu que inicia-se o trabalho de identificação com a criança no primeiro momento do letramento, por meio de observação e relatórios. Já em relação às metodologias utilizadas, responderam que são utilizadas diversas metodologias durante este longo processo. Com relação à importância do professor ter conhecimentos profundos sobre a criança e a escrita todas as professoras afirmaram que este conhecimento é indispensável nessa faixa etária, para a aquisição e evolução da escrita. Já se tratando das dificuldades os professores em geral buscam sanar estas dificuldades, proporcionando uma parceria maior com a família e oferecendo um atendimento mais individualizado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:32:33Z No. of bitstreams: 1 20511960.pdf: 316777 bytes, checksum: aa755526d67ceba9534f6d5ca42033a3 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.titleA criança e a escrita nas séries iniciais contribuições para seu desenvolvimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

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