Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6815
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Araújo, Naiara Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-22T19:43:01Z | - |
dc.date.available | 2015-06-22T19:43:01Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6815 | - |
dc.description.abstract | O processo de inclusão vem “quebrar barreiras cristalizadas” em torno de grupos estigmatizados. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a realidade do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais de séries iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas e duas particulares, do Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal. A metodologia escolhida foi baseada na pesquisa qualitativa. Participaram, como sujeitos da pesquisa, coordenadoras e diretoras dessas escolas. O instrumento escolhido para a coleta de dados da pesquisa foi a entrevista semi-aberta. Os resultados da pesquisa apontaram para cinco categorias de análise: conceito de inclusão; escola e inclusão; apoio da Secretaria da Educação; preparação dos alunos para inclusão; e formação profissional. Os resultados demonstraram que, para os professores, a inclusão é inserir o indivíduo com necessidades educacionais, especiais na sociedade e em escolas regulares. Eles estão sensíveis para sua formação continuada, sabendo que o seu papel é decisivo no processo de inclusão. Ficou claro que apesar de o processo de inclusão registrar conquistas importantes, ainda persistem inúmeras dificuldades, algumas estruturais da realidade brasileira e outras específicas da educação de alunos com necessidades educacionais especiais. É feito um trabalho dentro de sala de aula com todos os alunos preparando-os para a inclusão. A partir desse estudo, percebeu-se que a sociedade ainda apresenta marcas da exclusão, cujo sentido foi construído ao longo da história. Vislumbra-se a necessidade da construção de um novo espaço adaptado à realidade dessas pessoas, surgindo assim um novo paradigma da inclusão. O reconhecimento e respeito pela diversidade são mais que um simples ato de tolerância, mas a afirmação de que a vida se amplia e se enriquece na pluralidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T19:43:00Z No. of bitstreams: 1 20412130.pdf: 298762 bytes, checksum: f8f7bbf453bfc7a3bad1abcdea21763a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-22T19:43:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20412130.pdf: 298762 bytes, checksum: f8f7bbf453bfc7a3bad1abcdea21763a (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Legislação da educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação para alunos com necessidades educacionais especiais e a legislação brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20412130.pdf | 291.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.