Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6816
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Zuqui, Amanda Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-22T19:44:59Z | - |
dc.date.available | 2015-06-22T19:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6816 | - |
dc.description.abstract | O assunto abordado é sobre “A Dislexia no Ensino Fundamental”, que se refere ao problema de crianças com dificuldades de aprender a ler, escrever e soletrar corretamente as palavras, deixando claro o déficit de aprendizagem que elas apresentam. O objetivo geral do trabalho foi verificar como a Dislexia interfere no processo ensino-aprendizagem, de forma a oferecer subsídios aos profissionais da educação que possa contribuir com a superação do problema. A abordagem metodológica escolhida para a realização deste trabalho foi de cunho qualitativo. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada a quatro especialistas que atendem crianças com Dislexia. As categorias selecionadas para análise e discussão dos dados foram: déficit de Aprendizagem; características da Dislexia; diagnóstico para a Dislexia; a intervenção na Dislexia; dificuldades no trabalho com a Dislexia; A dislexia e os problemas emocionais; a Intervenção dos pais; a importância da família e da escola; resultados alcançados; e a Dislexia em adultos. Os principais resultados encontrados foram: a criança com Dislexia possui a leitura bastante comprometida; a Dislexia surge mais no período escolar; o diagnóstico ajuda muito no tratamento da Dislexia; textos curtos são importantes no processo da aprendizagem; todas as especialistas concordaram que deve haver confiança entre a criança e o profissional, para que esse trabalho possa ser desenvolvido com segurança; os problemas emocionais são reações secundárias da Dislexia; a intervenção dos pais é fundamental no processo da aprendizagem, mas deve ser moderada para não interferir no tratamento; a família e a escola devem caminhar juntas no trabalho com a Dislexia; e as crianças que possuem Dislexia podem chegar à fase adulta com a auto-estima equilibrada, se permanecerem no tratamento até o final. A criança com Dislexia necessita de cuidados especiais para que possa aprender sem traumas e que se torne um adulto equilibrado. Cabe aos educadores, especialistas e pais promover esse apoio necessário. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T19:44:59Z No. of bitstreams: 1 20560983.pdf: 177590 bytes, checksum: 3dce827f4379371d931fc10996d8df6b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-22T19:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20560983.pdf: 177590 bytes, checksum: 3dce827f4379371d931fc10996d8df6b (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da leitura | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio de leitura | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.title | A dislexia no ensino fundamental conhecer para colaborar na superação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20560983.pdf | 173.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.