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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorZuqui, Amanda Cunha-
dc.date.accessioned2015-06-22T19:44:59Z-
dc.date.available2015-06-22T19:44:59Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6816-
dc.description.abstractO assunto abordado é sobre “A Dislexia no Ensino Fundamental”, que se refere ao problema de crianças com dificuldades de aprender a ler, escrever e soletrar corretamente as palavras, deixando claro o déficit de aprendizagem que elas apresentam. O objetivo geral do trabalho foi verificar como a Dislexia interfere no processo ensino-aprendizagem, de forma a oferecer subsídios aos profissionais da educação que possa contribuir com a superação do problema. A abordagem metodológica escolhida para a realização deste trabalho foi de cunho qualitativo. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada a quatro especialistas que atendem crianças com Dislexia. As categorias selecionadas para análise e discussão dos dados foram: déficit de Aprendizagem; características da Dislexia; diagnóstico para a Dislexia; a intervenção na Dislexia; dificuldades no trabalho com a Dislexia; A dislexia e os problemas emocionais; a Intervenção dos pais; a importância da família e da escola; resultados alcançados; e a Dislexia em adultos. Os principais resultados encontrados foram: a criança com Dislexia possui a leitura bastante comprometida; a Dislexia surge mais no período escolar; o diagnóstico ajuda muito no tratamento da Dislexia; textos curtos são importantes no processo da aprendizagem; todas as especialistas concordaram que deve haver confiança entre a criança e o profissional, para que esse trabalho possa ser desenvolvido com segurança; os problemas emocionais são reações secundárias da Dislexia; a intervenção dos pais é fundamental no processo da aprendizagem, mas deve ser moderada para não interferir no tratamento; a família e a escola devem caminhar juntas no trabalho com a Dislexia; e as crianças que possuem Dislexia podem chegar à fase adulta com a auto-estima equilibrada, se permanecerem no tratamento até o final. A criança com Dislexia necessita de cuidados especiais para que possa aprender sem traumas e que se torne um adulto equilibrado. Cabe aos educadores, especialistas e pais promover esse apoio necessário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T19:44:59Z No. of bitstreams: 1 20560983.pdf: 177590 bytes, checksum: 3dce827f4379371d931fc10996d8df6b (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAquisição da leiturapt_BR
dc.subjectTranstorno de aprendizagempt_BR
dc.subjectDistúrbio de leiturapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.titleA dislexia no ensino fundamental conhecer para colaborar na superaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-
Appears in Collections:PED - Graduação

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