Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6816
metadata.dc.type: TCC
Title: A dislexia no ensino fundamental conhecer para colaborar na superação
Authors: Zuqui, Amanda Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: O assunto abordado é sobre “A Dislexia no Ensino Fundamental”, que se refere ao problema de crianças com dificuldades de aprender a ler, escrever e soletrar corretamente as palavras, deixando claro o déficit de aprendizagem que elas apresentam. O objetivo geral do trabalho foi verificar como a Dislexia interfere no processo ensino-aprendizagem, de forma a oferecer subsídios aos profissionais da educação que possa contribuir com a superação do problema. A abordagem metodológica escolhida para a realização deste trabalho foi de cunho qualitativo. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada a quatro especialistas que atendem crianças com Dislexia. As categorias selecionadas para análise e discussão dos dados foram: déficit de Aprendizagem; características da Dislexia; diagnóstico para a Dislexia; a intervenção na Dislexia; dificuldades no trabalho com a Dislexia; A dislexia e os problemas emocionais; a Intervenção dos pais; a importância da família e da escola; resultados alcançados; e a Dislexia em adultos. Os principais resultados encontrados foram: a criança com Dislexia possui a leitura bastante comprometida; a Dislexia surge mais no período escolar; o diagnóstico ajuda muito no tratamento da Dislexia; textos curtos são importantes no processo da aprendizagem; todas as especialistas concordaram que deve haver confiança entre a criança e o profissional, para que esse trabalho possa ser desenvolvido com segurança; os problemas emocionais são reações secundárias da Dislexia; a intervenção dos pais é fundamental no processo da aprendizagem, mas deve ser moderada para não interferir no tratamento; a família e a escola devem caminhar juntas no trabalho com a Dislexia; e as crianças que possuem Dislexia podem chegar à fase adulta com a auto-estima equilibrada, se permanecerem no tratamento até o final. A criança com Dislexia necessita de cuidados especiais para que possa aprender sem traumas e que se torne um adulto equilibrado. Cabe aos educadores, especialistas e pais promover esse apoio necessário.
Keywords: Aquisição da leitura
Transtorno de aprendizagem
Distúrbio de leitura
Dislexia
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6816
Issue Date: 2008
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20560983.pdf173.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.