Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6819
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorLibório, Marcella Dutra Blans-
dc.date.accessioned2015-06-23T17:05:08Z-
dc.date.available2015-06-23T17:05:08Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6819-
dc.description.abstractEste trabalho teve como finalidade compreender e analisar o desenvolvimento da criatividade em alunos das séries iniciais. Além disso, teve como objetivo levantar subsídios que pudessem contribuir com a prática pedagógica. Seu objetivo geral é conhecer sobre a criatividade com a finalidade de oferecer contribuições aos professores, para desenvolvê-la em seus alunos. Foram utilizados pressupostos da Pesquisa Qualitativa, que de acordo com Gewandsznajder e Alves-Mazzotti, essa pesquisa, de um modo geral, utiliza cuidadosamente os métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Contribuíram para este trabalho professores especialistas na área, que trabalham em uma instituição de ensino superior, situada na Asa Norte, Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal, respondendo a uma entrevista sobre criatividade no contexto escolar e o processo criativo. Este instrumento visou auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas do Ensino Fundamental. As categorias encontradas neste trabalho foram: a identificação do aluno criativo; os procedimentos metodológicos e a criatividade; o desenvolvimento da criança; os conteúdos necessários; e ação dos professores (o atual e o ideal). Os principais resultados apresentados foram: os alunos criativos são aqueles que têm dúvidas e consultam o professor; as atividades para o desenvolvimento da criatividade devem conter situações-problema; os professores precisam de cursos sobre o tema para poder efetuar a motivação e o desenvolvimento da criatividade nos alunos. Foi de suma importância saber como motivar e desenvolver a criatividade em alunos; com essa pesquisa esta acadêmica poderá aperfeiçoar-se enquanto professora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:05:08Z No. of bitstreams: 1 20581947.pdf: 321319 bytes, checksum: 933c7511fe0b9a79c82ec9d48992d5f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-23T17:05:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20581947.pdf: 321319 bytes, checksum: 933c7511fe0b9a79c82ec9d48992d5f8 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCriatividade e ensinopt_BR
dc.subjectAto criativopt_BR
dc.titleO incentivo à  criatividade no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20581947.pdf313.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.