Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6819
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Libório, Marcella Dutra Blans | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-23T17:05:08Z | - |
dc.date.available | 2015-06-23T17:05:08Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6819 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como finalidade compreender e analisar o desenvolvimento da criatividade em alunos das séries iniciais. Além disso, teve como objetivo levantar subsídios que pudessem contribuir com a prática pedagógica. Seu objetivo geral é conhecer sobre a criatividade com a finalidade de oferecer contribuições aos professores, para desenvolvê-la em seus alunos. Foram utilizados pressupostos da Pesquisa Qualitativa, que de acordo com Gewandsznajder e Alves-Mazzotti, essa pesquisa, de um modo geral, utiliza cuidadosamente os métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Contribuíram para este trabalho professores especialistas na área, que trabalham em uma instituição de ensino superior, situada na Asa Norte, Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal, respondendo a uma entrevista sobre criatividade no contexto escolar e o processo criativo. Este instrumento visou auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas do Ensino Fundamental. As categorias encontradas neste trabalho foram: a identificação do aluno criativo; os procedimentos metodológicos e a criatividade; o desenvolvimento da criança; os conteúdos necessários; e ação dos professores (o atual e o ideal). Os principais resultados apresentados foram: os alunos criativos são aqueles que têm dúvidas e consultam o professor; as atividades para o desenvolvimento da criatividade devem conter situações-problema; os professores precisam de cursos sobre o tema para poder efetuar a motivação e o desenvolvimento da criatividade nos alunos. Foi de suma importância saber como motivar e desenvolver a criatividade em alunos; com essa pesquisa esta acadêmica poderá aperfeiçoar-se enquanto professora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:05:08Z No. of bitstreams: 1 20581947.pdf: 321319 bytes, checksum: 933c7511fe0b9a79c82ec9d48992d5f8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-23T17:05:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20581947.pdf: 321319 bytes, checksum: 933c7511fe0b9a79c82ec9d48992d5f8 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Criatividade e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ato criativo | pt_BR |
dc.title | O incentivo à criatividade no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20581947.pdf | 313.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.