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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorPimenta, Raquel Moura-
dc.date.accessioned2015-06-23T17:22:02Z-
dc.date.available2015-06-23T17:22:02Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6822-
dc.description.abstractDiscutir a formação dos profissionais das séries iniciais, no cotidiano da escola fundamental, significa inserir a realidade no contexto mais amplo da democratização do ensino e da própria sociedade brasileira. Isto significa assumir a formação do educador em serviço, como um meio e não como um fim em si. No contexto educacional brasileiro, torna-se imprescindível construir um modelo de inclusão que respeite as grandes diferenças e carências regionais de nosso País de dimensões continentais. Pensar em inclusão como transformação interior de cada cidadão (sujeito), individualmente, para mudar as normas da sociedade, é um processo complexo e indispensável. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho foi investigar a formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental tendo como recorte a inclusão educacional de modo a oferecer subsídios à comunidade escolar. Esta pesquisa se pautou em um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi feita em duas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, sendo entrevistados nove professores. As categorias escolhidas para este trabalho foram: conceito de inclusão; conhecimento das políticas educacionais; a educação inclusiva e a percepção do professor; cursos realizados e cursos que pretende realizar. Os principais resultados da pesquisa foram: os professores da periferia do D.F. demonstraram não estar envolvidos com o processo de inclusão. Quanto aos professores do Plano Piloto, foi percebido que têem uma opinião sobre o assunto; que a inclusão deve ser uma prática destinada a todos os alunos; que possuem conhecimento das políticas educacionais; que ainda falta muito para o êxito da educação inclusiva nas escolas; estes professores fizeram cursos ou leram sobre o assunto; gostariam de realizar outros cursos que dessem base para este trabalho. Uma constatação não otimista do trabalho foi saber que infelizmente existem professores que não estão aptos para lecionar na educação inclusiva e não fazem esforço para a adoção de currículo que propicie a inclusão. Entretanto, este trabalho demonstrou que existem professores conhecedores da problemática da inclusão, bem como das políticas educacionais e da legislação do assunto. Profissionais estes que realizaram cursos na área, que lêem sobre o assunto e que pretendem continuar aprofundando este tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:22:02Z No. of bitstreams: 1 20011778.pdf: 108256 bytes, checksum: f360ecfcc729fc5db846fd09639f6976 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLegislação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA formação de professores e a inclusão educacional nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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