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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorFerreira, Eliete Maria Gomes-
dc.date.accessioned2015-06-23T18:18:31Z-
dc.date.available2015-06-23T18:18:31Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6828-
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco estudar a educação inclusiva e as necessidades educacionais especiais dos alunos surdos.Teve como objetivo: analisar as dificuldades que o professor tem ao trabalhar com o aluno surdo; verificar situações bem sucedidas no trabalho com educandos surdos; e verificar se os professores recebem apoio para trabalhar com alunos surdos. Essa monografia pautou-se por uma abordagem qualitativa apoiada pela técnica do incidente crítico no universo da educação inclusiva e as necessidades educacionais dos alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi a entrevista. Foram entrevistados 4 (quatro) professores de escolas inclusivas que atendem alunos surdos, situadas no Plano Piloto. As categorias de análise escolhidas para esse trabalho foram: situações de sucesso; dificuldades encontradas; ajuda recebida; e apoio teórico. Os resultados obtidos demonstraram que: os professores entrevistados são capazes de analisar as situações de dificuldades em sala de aula; eles recorrem a diversas formas de leitura para poder entender melhor seu aluno; existe uma troca de experiência entre os profissionais e ajuda mútua entre os mesmos; prioriza-se a história de vida do aluno trabalhando sempre de forma contextualizada; e a formação do professor é uma construção pessoal que se apóia em ações práticas cotidianas em sala de aula, baseadas na reflexão e no questionamento das ações. Como considerações finais, considerou-se que os professores utilizam recursos espaço-visuais para facilitar a comunicação dos educandos surdos. A família, às vezes, não colabora por ficar ausente e não aceitar o problema do filho, passando por momentos de depressão, raiva e negação. A interação família/criança surda influencia a formação da auto-imagem do surdo. Sugere-se que o professor, que trabalhe com o aluno surdo, deva ter acesso ao curso de Libras, explorar todos os objetos disponíveis na escola e sempre contextualizar os assuntos a serem trabalhados, mostrando que os mesmos possuem diferentes sentidos. Este trabalho pode ser indicado para todos os profissionais de educação, sendo uma contribuição para a solução de algumas dificuldades encontradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T18:18:31Z No. of bitstreams: 1 20312883.pdf: 220937 bytes, checksum: db117619d78b13c251d72c3466061f9a (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleA educação inclusiva e as necessidades educacionais especiais dos alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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