Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6934
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de mercado: estudo do consumidor para implantação de uma rede de hospedagem
Authors: Araújo, Lucas de Espíndola Menezes
metadata.dc.contributor.advisor: Duarte, José Domingos
Abstract: O presente artigo buscou analisar um mercado de consumidores pouco explorado ao longo dos anos: o dos caminhoneiros. Mais especificamente: foi aplicada uma pesquisa de satisfação, visando expor o interesse dos trabalhadores das rodovias brasileiras em aceitar uma da rede hospedagem, por meio de um questionário de opinião aplicado aos caminhoneiros associados ao SEST SENAT; foi levantado um estudo conceitual do tema abordado, apresentando a opinião de diferentes autores com a intenção de oferecer ao leitor, material para uma reflexão e avaliação dos conceitos que apoiam esta pesquisa; foram analisadas outras pesquisas para enfatizar as principais características do perfil dos trabalhadores das rodovias brasileiras; recomendou-se estudos futuros relacionados ao tema, para concretizar o projeto. Com aplicação de um questionário, nos próprios caminhoneiros, fez-se um levantamento do interesse de potenciais consumidores de serviços de hospedagem em rodovias movimentadas e questionamentos sobre dados demográficos e dados objetivos, tais como regiões de atuação, carga horária de trabalho e local de repouso. A pesquisa buscou identificar se as necessidades e expectativas desses profissionais justificavam investir no projeto de construção de uma rede de hospedagem, através da análise conceitual e pesquisa aplicada. Os resultados foram positivos, uma vez que 59% dos respondentes aceitariam se hospedar, o que justifica novos estudos para a instalação de uma rede de hotéis nas estradas brasileiras. É importante ressaltar que a problemática tratada são os fatores identificados por meio de uma análise mercadológica, dentre outros, que justificam a instalação de uma rede de hospedagem nas rodovias brasileiras.
Keywords: Análise de mercado
Pesquisa do consumidor
Rodovia
Caminhoneiro
Citation: ARAÚJO, Lucas de Espíndola Menezes. Análise de mercado: estudo do consumidor para implantação de uma rede hospedagem. 2015. 31 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6934
Issue Date: May-2015
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21048955.pdf805.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.