Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6954
metadata.dc.type: TCC
Title: Merchandising: estudo de caso comparativo baseado no modelo Decathlon
Authors: Andrade, Nicole Rodrigues Gouveia de
metadata.dc.contributor.advisor: Mariano, Ari Melo
Abstract: Com o propósito de garantir a efetiva venda dos produtos, a organização deve investir nos fatores que influenciam o comportamento do consumidor no pontode- venda por meio de técnicas de merchandising. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar os fatores essenciais a uma estratégia de merchandising efetiva. A abordagem utilizada foi um estudo de caso realizado pelo método exploratório para avaliar o merchandising de duas empresas do ramo esportivo de acordo com o modelo da multinacional Decathlon. Na pesquisa ocorreu uma etapa qualitativa para a coleta de dados, com a realização de entrevista aberta com um executivo da multinacional francesa, e uma quantitativa, com aplicação do roteiro de avaliação de merchandising que permitiu analisar, de acordo com o modelo, as variáveis ambientais abordadas pelas lojas. Foi possível apresentar o modelo efetivo utilizado por Decathlon está alinhado com a literatura pesquisada e constatar que entre as lojas avaliadas, a Centauro demonstrou 79,17% dos critérios em conformidade enquanto a Paquetá, 66,67%, apontando possibilidades de melhoria em ambas as organizações.
Keywords: Merchandising
Ponto de venda promocional
Compra por impulso
Atmosfera do ponto de venda
Comportamento do consumidor
Citation: ANDRADE, Nicole Rodrigues Gouveia de. Merchandising: Estudos de caso comparativo baseado no modelo decathlon. 2015. 33 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6954
Issue Date: 2015
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21177942.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.