Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6958
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Os efeitos do modelo de uma disciplina baseada em técnicas de gamificação no resultado dos alunos de uma universidade de Brasília |
Authors: | Lopes, Rodrigo Cruvinel |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paldês, Roberto Ávila |
Abstract: | O Sistema de Ensino tradicional e regulamentado pelo governo brasileiro tem uma história de aproximadamente 20 anos, a partir da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Porém, com o advento e crescimento exponencial da tecnologia e de estudos realizados a partir dela, faz-se necessário uma modernização no Sistema Educacional com técnicas contemporâneas com o intuito de tornar o Ensino mais eficiente. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos das técnicas de gamificação sobre um ambiente educacional em uma Universidade. Desta forma, comparou-se duas turmas de, em média 50 alunos cada, com mesma média etária, nível de escolaridade e classe social, ministrado pelo mesmo professor, conteúdo programático, sob o mesmo semestre letivo; porém, com os modelos didáticos das disciplinas entre as turmas diferentes - uma foi incorporado técnicas de gamificação e a outra tem por base o modelo didático tradicional. Ao final, avaliou-se todos os resultados obtidos de seus desempenhos, comportamentos e satisfações, o qual chegou-se em um resultado que identifica que as técnicas de gamificação contribuem para a assiduidade, criatividade, disciplina, iniciativa, interesse, organização, participação, pontualidade, produtividade, relacionamento, responsabilidade e senso de cooperação dos alunos, conforme modelo proposto neste artigo. Os estudos sobre gamificação têm muito para amadurecerem por se tratar de um assunto jovial e, portanto, a relevância deste estudo é agregar conhecimento prático a partir dos resultados da implantação de técnicas de gamificação na área Educacional. |
Keywords: | Gamificação Motivação Técnica educacional |
Citation: | LOPES, Rodrigo Cruvinel. Os efeitos do modelo de uma disciplina baseada em técnicas de gamificação no resultado dos alunos de uma universidade de Brasília. 2015. 47 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6958 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21457375.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.