Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6959
metadata.dc.type: Artigo
Title: Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
Authors: Azevedo, Renata Trompowsky Taulois de
Abstract: Existem algumas opções de financiamento para o empreendedorismo. Estas podem se dividir em equity (aporte de capital através de investidores que por sua vez possuem parcela no novo empreendimento) ou dívida (vínculos externos de empréstimo de crédito). Este estudo examina o crowdfunding como uma opção de financiamento diferenciada, para empreendedores que tenham dificuldades de acesso ao crédito, desejam manter o risco baixo, e envolver o público para aporte de capital. Em particular, o estudo explora o crowdfunding através da percepção de quatro empreendedores brasileiros que utilizam ou já utilizaram plataformas de crowdfunding, compreendendo suas motivações de escolha, benefícios financeiros e não-financeiros, assim como as dificuldades impostas por este meio de financiamento. Implicações da pesquisa incluem tentativas anteriores de financiamento (por outros meios) sem sucesso, procura pelo engajamento de um público fiel, pré-vendas de um produto e a aproximação de futuros clientes. Outras decorrências incluem o medo da exposição e fracasso, o gasto de energia com divulgações online e off-line, e problemas na entrega efetiva das recompensas ao público (colaboradores do financiamento). O estudo engloba novos conhecimentos sobre um fenômeno que vem crescendo no mundo e no Brasil e apresenta um grande potencial no acesso ao crédito por empreendedores diversos.
Keywords: Crowdfunding
Financiamento
Empreendedorismo
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6959
Issue Date: 6-Aug-2015
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21476463.pdf221,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.