Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
Authors: | Andrade, Beatriz Lima da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Carolina Costa |
Abstract: | O presente trabalho busca apresentar a ópera como um objeto de estudo da criminologia cultural. A criminologia cultural nasceu na Inglaterra, a partir do estudo de imagens e símbolos de violência que circulavam no âmbito da mídia e a reação do público comum a estes estímulos. A criminologia cultural busca entender a construção do significado do crime para a socidedade-receptora e para a mídia-preceptora. Neste contexto, a ópera pode ser vista, em uma aproximação inicial, como uma cultura elitista e não uma cultura de massas; mas, no desenrolar deste segmento cultural, o público tem se tornado cada vez mais receptivo e maior em realção a este tipo de arte. A ópera pode então ser o objeto de estudo da criminologia cultural por conter em diversas de suas obras cenas de violência e desvio, que transitam por séculos na arte mundial. Para confirmar tal hipótese, analisar-se-á a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, afim de comprovar a riqueza de símbolos e imagens de desvio e violência em óperas famosas. |
Keywords: | Criminologia Criminologia cultural Ópera Cultura popular Carmen Georges Bizet |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21104543.pdf | 745.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.