Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7094
metadata.dc.type: TCC
Title: De Chicago ao Distrito Federal: a possibilidade aplicação de preceitos e projetos de escola sociológica e criminológica de Chicago aos Slums candangos
Authors: Pelegio, Maria Sofia Figueredo
metadata.dc.contributor.advisor: Seigneur, Georges Carlos Fredderico Moreira
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a possibilidade de aplicação dos preceitos da Escola Sociológica e Criminológica de Chicago, criada pela Universidade de Chicago que iniciou suas pesquisas em 1915. Fora utilizado o método de pesquisa interpretativo e teórico, com análise das principais obras produzidas na época em questão. A Escola de Chicago destina-se a entender a dinâmica e estrutura dos centros urbanos assim como as relações ecológicas entre os seres que residem nesses centros. Seguir-se-á, para melhor entendimento e explicação, o modelo de círculos concêntricos desenvolvido por Ernest Burgess, em ordem de entender as relações de invasão e dominância de certas Zonas sobre outras. Após o desenvolvimento teórico acerca dos ditames da escola em questão, será apresentado um projeto concreto, utilizado até os dias de hoje na Cidade de Chicago: o Chicago Area Project. Tal projeto fora criado por Clifford Shaw, o qual aproxima a comunidade da prevenção primária do crime. Após a explanação dos principais pontos concernentes ao projeto, há um breve estudo sobre a urbanização norte-americana em comparação com a experiência do Distrito Federal. Objetiva-se demonstrar após análise de dados de criminalidade do Distrito Federal a real e concreta possibilidade de aplicação do modelo do Chicago Area Project nas áreas com maior índice de criminalidade.
Keywords: Escola de Chicago
Chicago
Ecologia humana
Prevenção primária
Estrutura urbana
Controle social informal
Chicago Area Project
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7094
Issue Date: Apr-2015
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21078815.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.