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dc.contributor.advisorCordova, Bianca Carrijo-
dc.contributor.authorGomes, Queila Barbosa-
dc.date.accessioned2015-08-24T13:32:46Z-
dc.date.available2015-08-24T13:32:46Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7129-
dc.description.abstractA postura interdisciplinar daquele que ensina gera desafios por meio de competências e potencializa o aluno que converte o saber em habilidades. Contudo, instruir a geração pós- moderna conforme as possíveis práticas ecológicas, não é tarefa fácil. Tendo em vista a relevância científica, social e educacional da legislação ambiental inserida no tema transversal. Abordaremos o conceito ausubeliano sobre a aprendizagem significativa e suas implicações no ensino. Neste trabalho, foi abordado o tema Unidades de Conservação por ser uma questão ambiental atual, pouco abordado nas escolas e em geral tratado de maneira superficial. O foco central, testar a eficácia do processo de ensino de legislação ambiental a respeito das Unidades de Conservação, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, durante a construção de uma cartilha voltada para público do Ensino Médio. O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Universitário de Brasília por alunos do curso de Ciências Biológicas. Foram aplicados questionários visando levantar dados que informe o nível de consciência ambiental e aprendizagem significativa acerca da Lei nº 9.985/2000 que institui o SNUC. A cartilha foi elaborada por 15 participantes. Durante o processo de ensino verificou-se uma evolução na aprendizagem, os alunos apresentaram o real aprendizado significativo. A aprendizagem significativa aconteceu com a organização e interação do material na estrutura cognitiva. Apenas fugindo do parâmetro da aprendizagem arbitrária é possível compreender significativamente. A produção textual da cartilha demonstra que, foi proporcionado a sensibilização e aquisição de conhecimento pelos estudantes através do ensino da referida Lei.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-24T13:32:45Z No. of bitstreams: 1 20859531.pdf: 1496345 bytes, checksum: 9e45e6e3c6e910e89524445d7ebcea37 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectUnidade de conservaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSNUCpt_BR
dc.titleA aprendizagem significativa e o ensino da temática ambiental: produção de cartilhapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2011-06-
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