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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7129
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cordova, Bianca Carrijo | - |
dc.contributor.author | Gomes, Queila Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T13:32:46Z | - |
dc.date.available | 2015-08-24T13:32:46Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7129 | - |
dc.description.abstract | A postura interdisciplinar daquele que ensina gera desafios por meio de competências e potencializa o aluno que converte o saber em habilidades. Contudo, instruir a geração pós- moderna conforme as possíveis práticas ecológicas, não é tarefa fácil. Tendo em vista a relevância científica, social e educacional da legislação ambiental inserida no tema transversal. Abordaremos o conceito ausubeliano sobre a aprendizagem significativa e suas implicações no ensino. Neste trabalho, foi abordado o tema Unidades de Conservação por ser uma questão ambiental atual, pouco abordado nas escolas e em geral tratado de maneira superficial. O foco central, testar a eficácia do processo de ensino de legislação ambiental a respeito das Unidades de Conservação, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, durante a construção de uma cartilha voltada para público do Ensino Médio. O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Universitário de Brasília por alunos do curso de Ciências Biológicas. Foram aplicados questionários visando levantar dados que informe o nível de consciência ambiental e aprendizagem significativa acerca da Lei nº 9.985/2000 que institui o SNUC. A cartilha foi elaborada por 15 participantes. Durante o processo de ensino verificou-se uma evolução na aprendizagem, os alunos apresentaram o real aprendizado significativo. A aprendizagem significativa aconteceu com a organização e interação do material na estrutura cognitiva. Apenas fugindo do parâmetro da aprendizagem arbitrária é possível compreender significativamente. A produção textual da cartilha demonstra que, foi proporcionado a sensibilização e aquisição de conhecimento pelos estudantes através do ensino da referida Lei. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-24T13:32:45Z No. of bitstreams: 1 20859531.pdf: 1496345 bytes, checksum: 9e45e6e3c6e910e89524445d7ebcea37 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Unidade de conservação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | SNUC | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem significativa e o ensino da temática ambiental: produção de cartilha | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2011-06 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
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