Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7164
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de blogs que incentivam práticas relacionadas à Anorexia e Bulimia
Authors: Vieira, Mayara Carla de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Daniela Lopes
Abstract: A anorexia e bulimia são classificadas como transtornos do comportamento alimentar, que é cada vez mais comum entre jovens e adolescentes, levando-os à obsessão em obter um corpo excessivamente magro. Atualmente é muito comum o hábito da criação de comunidades e blogs pró-anorexia e pró-bulimia, divulgando informações para indivíduos que vêem os transtornos como “estilo de vida”. O objetivo desse trabalho foi analisar postagens em blogs públicos e nacionais, que incentivam práticas alimentares que podem levar ao desenvolvimento da anorexia e bulimia nervosa em seus seguidores. Foi realizado um estudo transversal, em 10 blogs, nas 20 postagens mais recentes. Foram analisadas postagens que apresentavam exposição de imagens de corpos extremamente magros e dietas muito restritivas. Com a análise dos resultados foi possível observar que 8 das 10 postagens analisadas apresentaram imagens de corpos extremamente magros e 5 divulgavam dietas extremamente restritivas, como práticas para se obter um corpo magro. Dos 10 blogs analisados, 4 deles divulgaram modelos de dietas altamente restritivas e pobres em macronutrientes e vitaminas. O trabalho mostrou que os conteúdos expostos em blogs podem incentivar seus membros a adotarem práticas não saudáveis para perda de peso, podendo gerar assim, transtornos alimentares como anorexia e bulimia em seus seguidores.
Keywords: Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Transtorno alimentar
Comunidade pró-anorexia
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7164
Issue Date: 2015
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21247130.pdf579.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.