Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7279
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação superior em turismo no Distrito Federal: percepção dos corpos docente e discente das seis IES melhores avaliadas no ENADE/2006
Authors: Sousa, Jorge Henrique Campos de
Abstract: Este trabalho analisa a percepção dos corpos docente e discente dos cursos de turismo das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal, melhores avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do ano de 2006 (ENADE/2006) Questiona sobre a validade da grade disciplinar, dos modelos didático, metodológico e pedagógico, além do interesse e participação dos corpos docente e discente no processo de formação do bacharel em turismo no DF, tendo-se como base a Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (LDB 9394/96), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e ainda a Resolução nº 13, de 24 de Novembro de 2006 que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em turismo e dá outras providências, adotou-se ainda o conceito de qualidade adotado pelo MEC para avaliação das IES no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para tanto, utilizou-se o método qualitativo com o instrumento da entrevista coletiva e análise baseada no Discurso do Sujeito Coletivo para uma maior exatidão dos resultados. A pesquisa foi realizada com um grupo de dezesseis entrevistados composto pelos corpos docentes e discentes das IES pesquisadas, por intermédio de entrevista aberta. Os resultados apresentaram com clareza a percepção dos participantes da pesquisa, dando uma clara visão do curso de bacharelado em turismo no DF.
Keywords: Educação superior
Turismo
Distrito Federal
Docente
Discente
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7279
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TUR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge Henrique Campos de Sousa.pdf383.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.