Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7511
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos cooperativos no ambiente escolar: intervenção na agressividade infantil
Authors: Pereira, Marcus Vinícius Martins Lacerda
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: atualmente, muito se discute sobre a agressividade preconceito, discriminação, principalmente em ambientes educacionais. Objetivo: Com isso, o presente trabalho de conclusão de curso demonstrou que os jogos cooperativos são mais apropriados para uma intervenção em atos agressivos durante a educação física escolar. Materiais e Métodos: O presente trabalho constou de uma pesquisa de delineamento bibliográfico de natureza exploratória. O material utilizado consistiu em livros e artigos científicos publicados no período entre 1997 a 2013. As informações coletadas para a conclusão deste estudo foram retiradas de consultas em livros presentes na Biblioteca Reitor João Herculino localizado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e pesquisa em periódicos de artigos disponíveis em revistas científicas. Referencial Teórico: Em suma, os Jogos Cooperativos tem como propósito transformar o jogo em uma ferramenta funcional durante as aulas de educação física para realizar intervenções em manifestações agressivas, no qual o papel do professor é identificar qual é a melhor estratégia para intervir em determinado ato agressivo, pois os alunos possuem diferenças individuais. Considerações Finais: Concluímos que os jogos cooperativos tem ótimas ferramentas para realizar a intervenção necessária para combater a agressividade dentro do ambiente escolar.
Keywords: Jogo e brinquedo
Educação física
Criança
Terapia comportamental
Educação baseada em competência
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7511
Issue Date: 15-Jul-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21212580.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.