Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7524
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Comparação dos aspectos psicomotores entre crianças que praticam exercício físico e crianças que não praticam |
Authors: | Araújo, Leandro Fontebasse de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: A importância do professor de educação física na infância escolar é de favorecer o desenvolvimento corporal e mental por meio da atividade física. As atividades recreativas, lúdicas e que respeitam o gosto da criança trazem um bem estar e melhoram sua aptidão física, a socialização, e a sua criatividade. Objetivo: objetivo analisar e comparar a idade cronológica e a idade motora entre crianças que praticam exercícios físicos e crianças que não praticam exercícios físicos. Material e Métodos: Pesquisa transversal de caráter exploratório feito com 20 crianças entre 8 e 10 anos onde foi aplicado o teste Escala de Desenvolvimento Motor de Francisco Neto que avalia os aspectos psicomotores. Resultados e discussão: 60% dos indivíduos praticam exercícios regularmente e obtiveram os maiores índices de quociente motor, estando inseridos na faixa entre 100 e 108. 40% dos indivíduos não praticam exercícios regularmente e obtiveram índices menores que 100, sendo inseridos entre 91 e 98. Considerações Finais: Os praticantes de exercício físico atingiram a média de 101,2 no Quociente motor e foram classificados no perfil motor Normal médio ( 90-109) enquanto os não praticantes obtiveram uma média de 88,3, tendo sido classificados no perfil motor Normal baixo (80-89), demonstrando que a prática dos exercícios corroboram significativamente para o desenvolvimento dos aspectos motores. |
Keywords: | Psicomotor Criança Exercício físico EDM Educação física |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7524 |
Issue Date: | 17-Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21245650.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.