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metadata.dc.type: TCC
Title: Comparação dos aspectos psicomotores entre crianças que praticam exercício físico e crianças que não praticam
Authors: Araújo, Leandro Fontebasse de
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: A importância do professor de educação física na infância escolar é de favorecer o desenvolvimento corporal e mental por meio da atividade física. As atividades recreativas, lúdicas e que respeitam o gosto da criança trazem um bem estar e melhoram sua aptidão física, a socialização, e a sua criatividade. Objetivo: objetivo analisar e comparar a idade cronológica e a idade motora entre crianças que praticam exercícios físicos e crianças que não praticam exercícios físicos. Material e Métodos: Pesquisa transversal de caráter exploratório feito com 20 crianças entre 8 e 10 anos onde foi aplicado o teste Escala de Desenvolvimento Motor de Francisco Neto que avalia os aspectos psicomotores. Resultados e discussão: 60% dos indivíduos praticam exercícios regularmente e obtiveram os maiores índices de quociente motor, estando inseridos na faixa entre 100 e 108. 40% dos indivíduos não praticam exercícios regularmente e obtiveram índices menores que 100, sendo inseridos entre 91 e 98. Considerações Finais: Os praticantes de exercício físico atingiram a média de 101,2 no Quociente motor e foram classificados no perfil motor Normal médio ( 90-109) enquanto os não praticantes obtiveram uma média de 88,3, tendo sido classificados no perfil motor Normal baixo (80-89), demonstrando que a prática dos exercícios corroboram significativamente para o desenvolvimento dos aspectos motores.
Keywords: Psicomotor
Criança
Exercício físico
EDM
Educação física
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7524
Issue Date: 17-Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

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