Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7525
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Uma análise sobre a prática pedagógica do professor de educação física |
Authors: | Costa, Ayane Katarinne Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Arthur |
Abstract: | Introdução: na década de 1970 a Educação Física escolar estava voltada ao ensino de esportes, levando o professor a valorizar os estudantes mais habilidosos e promover a exclusão dos menos aptos. Porém, na década de 1980 o surgimento de novas concepções de ensino veio salientar o surgimento de concepções pedagógicas da Educação Física. Objetivo: analisar a prática pedagógica do professor de Educação Física que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o conhecimento do professor sobre as concepções pedagógicas e dessa maneira compreender como ele a leva a efeito. Material e Métodos: tratou-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa e utilizou-se de entrevista estruturada e observação sistemática de aulas com o registro em diário de campo. Resultados e discussão: O professor dividiu o conteúdo do bimestre observado em dois temas, os quais são: condicionamento físico e futsal. Com relação ao seu método pedagógico, ele não soube definir em qual concepção se baseia para ministrar as suas aulas, porém acredita-se que seja possível identificar os fundamentos que orientam a sua prática pedagógica. O tipo de avaliação adotada pelo professor foi objetiva, com questões de múltipla escolha e com consulta à apostila. Notou-se que o professor fundamentou suas aulas nas concepções críticas de ensino da Educação Física, porém sem distinção entre elas. Considerações Finais: Notou-se que o aluno da EJA tem um desinteresse muito grande pelas aulas de Educação Física, principalmente em relação as aulas práticas e isso pode refletir no método de ensino do professor. Esse estudo torna-se relevante ao proporcionar o conhecimento para a formação dos futuros professores, já que o público da EJA tem características bem específicas e uma realidade pedagógica bem diferente. |
Keywords: | Educação física Educação de Jovens e Adultos Concepção pedagógica |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7525 |
Issue Date: | 16-Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21258210.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.