Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7529
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Sousa, Lucas Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra |
Abstract: | Introdução: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , 23,9% da população brasileira tem algum tipo do deficiência. No Brasil, a inclusão é obrigatória desde o ano 1996 no ensino conforme a Lei 9.394/96 – art. 4 (lei de Diretrizes e Bases da Educação). É um assunto que está crescendo e ganhando apoio social. E desde então, as escolas são obrigadas a atender esse público. Estudos mostram a falta de preparo de muitos professores , falta de materiais e estrutura física, que acabam comprometendo a inclusão desses alunos no ensino regular. Objetivo: Observar a inclusão de alunos deficientes físicos nas aulas de educação física em uma escola pública da asa norte, de Brasília, Distrito Federal. Material e Métodos: Foram selecionados 10 professores de Educação Física, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi aplicado um questionário com 15 perguntas abertas e fechadas, buscando analisar três aspectos: Questões referentes as concepções sobre inclusão, questões referentes ás atitudes dos professores, questões referentes à capacitaçāo profissional e questões referentes ao espaço física e recursos da escola. Resultados e discussão:Observou-se que a maioria dos professores estão despreparados para dar aulas inclusivas, em relação a apropriação das aulas e a capacitaçāo dos professores, 60% não são apropriadas e não são capazes, 30% são apropriadas e são capazes e 10% talvez. Considerações Finais: De acordo com os resultados apresentados, podemos observar que os professores desse estudo não apresentaram capacitaçāo profissional especializada e adequada para atender alunos com deficiência física em classes regulares, apresentando falta de preparo do professor para planejar suas aulas inclusivas, dificultando esse planejamento com falta de recursos, materiais e alguns aspectos da estrutra da escola. |
Keywords: | Educaçāo física Deficiência física Formaçāo Inclusão |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7529 |
Issue Date: | 18-Dec-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21258544.pdf | 7.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.