Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7542
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Dantas, Gabriela Elias | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T12:28:47Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T12:28:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7542 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A educação física é a disciplina que pode desenvolver as mais variadas vivencias corporais e a capacidade de refletir sobre as diversas formas de movimento. Mas, a educação física escolar vem se limitando a esportes coletivos e faz com que os alunos fiquem restritos apenas a esse tipo de prática, não desenvolvendo capacidades físicas importantes para sua vida. As práticas como lutas e atividades rítmicas acabam não sendo trabalhadas na escola e por isso são restringidas do conhecimento dos estudantes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar junto a professores de educação física sobre a possibilidade da inserção das artes marciais na escola. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de campo onde participaram 20 professores de educação física, de ambos os sexos, profissionais que atuam na rede particular e pública, das escolas de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Resultados e discussão: Quando perguntado se o professor utiliza as lutas em suas aulas de educação física observou-se que 50% dos participantes desse estudo utilizam esse conteúdo através de práticas recreativas/ lúdicas; 5% utilizam através de vídeos; 5% através de aula de campo;15% não utilizam esse conteúdo porque a escola não tem condições físicas para tal aula; 10% alegam não ter um colaborador que saiba desenvolver tal tema; 10% alegam não ter instrução para isso e 5% dos professores utilizam outras alternativas .Considerações Finais: A maioria dos professores desse estudo concordam que é possível a utilização das lutas nas aulas de educação física, mas grande parte nunca utilizou esse conteúdo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:28:47Z No. of bitstreams: 1 21312816.pdf: 2146252 bytes, checksum: c9d8e7b9bce377eed2208d9d62f20c00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T12:28:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21312816.pdf: 2146252 bytes, checksum: c9d8e7b9bce377eed2208d9d62f20c00 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Luta | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Judô | pt_BR |
dc.title | A inserção das artes marciais na escola: a visão dos professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-16 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21312816.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.