Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7542
metadata.dc.type: TCC
Title: A inserção das artes marciais na escola: a visão dos professores
Authors: Dantas, Gabriela Elias
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: A educação física é a disciplina que pode desenvolver as mais variadas vivencias corporais e a capacidade de refletir sobre as diversas formas de movimento. Mas, a educação física escolar vem se limitando a esportes coletivos e faz com que os alunos fiquem restritos apenas a esse tipo de prática, não desenvolvendo capacidades físicas importantes para sua vida. As práticas como lutas e atividades rítmicas acabam não sendo trabalhadas na escola e por isso são restringidas do conhecimento dos estudantes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar junto a professores de educação física sobre a possibilidade da inserção das artes marciais na escola. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de campo onde participaram 20 professores de educação física, de ambos os sexos, profissionais que atuam na rede particular e pública, das escolas de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Resultados e discussão: Quando perguntado se o professor utiliza as lutas em suas aulas de educação física observou-se que 50% dos participantes desse estudo utilizam esse conteúdo através de práticas recreativas/ lúdicas; 5% utilizam através de vídeos; 5% através de aula de campo;15% não utilizam esse conteúdo porque a escola não tem condições físicas para tal aula; 10% alegam não ter um colaborador que saiba desenvolver tal tema; 10% alegam não ter instrução para isso e 5% dos professores utilizam outras alternativas .Considerações Finais: A maioria dos professores desse estudo concordam que é possível a utilização das lutas nas aulas de educação física, mas grande parte nunca utilizou esse conteúdo.
Keywords: Educação física
Escola
Luta
Arte marcial
Judô
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7542
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21312816.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.