Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7543
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da aptidão física na percepção dos professores
Authors: Alcântara, Jacqueline Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Celeida B. Garcia Cintra
Abstract: Introdução: O conceito de aptidão física, relacionado à saúde está comprometido com a melhoria de resistência cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, força e resistência muscular localizada. Dessa forma, é necessário que o professor de Educação Física trabalhe devidamente cada um destes fatores, no processo de desenvolvimento harmonioso do aluno. Objetivo: Analisar, se as aulas de educação física buscam trabalhar a aptidão física dos alunos, pela percepção dos professores.Material e Métodos: Estudo transversal, por meio de um questionário para uma população de 07 professores de uma escola particular do Distrito Federal, composto por questões fechadas e abertas.Resultados e discussão: Questionados se as atividades executadas têm o intuito de melhorar a aptidão física ou apenas a inclusão dos alunos, 29% dos professores responderam que visam apenas à melhoria da aptidão física, assim como do nível técnico nos esportes, enquanto 71% afirmaram que a educação física tem como objetivo os dois compromissos, oportunizando a melhoria da qualidade de vida dos alunos, incentivando o desenvolvimento esportivo e a melhoria da socialização, por meio dos temas transversais propostos pelos PCNs de Educação Física. Considerações Finais:Concluindo a pesquisa, ressaltamos a importância de se conscientizar os professores de Educação Física escolar, quanto à importância de se oportunizar o desenvolvimento das aptidões físicas de cada aluno, por meio de objetivos e metodologias definidos, em suas aulas, buscando assegurar melhores níveis de crescimento e saúde dos alunos, observando a importância quanto ao seu processo de desenvolvimento contínuo, até a vida adulta.
Keywords: Aptidão física
Percepção do professor de educação física
Contexto escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7543
Issue Date: 20-Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21312864.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.