Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7543
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância da aptidão física na percepção dos professores |
Authors: | Alcântara, Jacqueline Lopes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra |
Abstract: | Introdução: O conceito de aptidão física, relacionado à saúde está comprometido com a melhoria de resistência cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, força e resistência muscular localizada. Dessa forma, é necessário que o professor de Educação Física trabalhe devidamente cada um destes fatores, no processo de desenvolvimento harmonioso do aluno. Objetivo: Analisar, se as aulas de educação física buscam trabalhar a aptidão física dos alunos, pela percepção dos professores.Material e Métodos: Estudo transversal, por meio de um questionário para uma população de 07 professores de uma escola particular do Distrito Federal, composto por questões fechadas e abertas.Resultados e discussão: Questionados se as atividades executadas têm o intuito de melhorar a aptidão física ou apenas a inclusão dos alunos, 29% dos professores responderam que visam apenas à melhoria da aptidão física, assim como do nível técnico nos esportes, enquanto 71% afirmaram que a educação física tem como objetivo os dois compromissos, oportunizando a melhoria da qualidade de vida dos alunos, incentivando o desenvolvimento esportivo e a melhoria da socialização, por meio dos temas transversais propostos pelos PCNs de Educação Física. Considerações Finais:Concluindo a pesquisa, ressaltamos a importância de se conscientizar os professores de Educação Física escolar, quanto à importância de se oportunizar o desenvolvimento das aptidões físicas de cada aluno, por meio de objetivos e metodologias definidos, em suas aulas, buscando assegurar melhores níveis de crescimento e saúde dos alunos, observando a importância quanto ao seu processo de desenvolvimento contínuo, até a vida adulta. |
Keywords: | Aptidão física Percepção do professor de educação física Contexto escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7543 |
Issue Date: | 20-Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21312864.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.