Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7544
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação física e inclusão: o processo de capacitação dos professores
Authors: Rodrigues, Júlio de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha
Abstract: Introdução: A preocupação central da Educação Física Adaptada está em uma Educação Física que possa atender a todos, observando as suas necessidades e potencialidades individuais. No caso especifico da Educação Física, faz-se necessário o preparo e a capacitação dos profissionais para atuarem junto a essa população. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar se os professores de Educação Física estão preparados para receber alunos com deficiências nas aulas de educação física escolar. Materiais e métodos: O estudo foi caracterizado como transversal, com amostra quantitativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência, sendo a amostra composta por 40 professores de Brasília, sendo 35 homens e 5 mulheres, que já tiveram ou têm experiência com crianças com deficiência. Resultados: O principal achado do estudo quanto a capacitação do docente mostrou que 38% dos entrevistados disseram não se sentem capacitados para atuar e 69% dos participantes relataram que a maior dificuldade é a falta de recursos, materiais e estrutura para ministrar as aulas de Educação Física para os alunos com deficiências. Conclusão: O professor de Educação Física capacitado pode ser uma porta de auxilio para os alunos com deficiência, pois ele irá ajudar a desenvolver suas habilidades básicas para que no futuro tenha uma vida sem dificuldades.
Keywords: Educação física escolar
Inclusão
Professor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7544
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21312895.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.