Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7544
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Educação física e inclusão: o processo de capacitação dos professores |
Authors: | Rodrigues, Júlio de Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha |
Abstract: | Introdução: A preocupação central da Educação Física Adaptada está em uma Educação Física que possa atender a todos, observando as suas necessidades e potencialidades individuais. No caso especifico da Educação Física, faz-se necessário o preparo e a capacitação dos profissionais para atuarem junto a essa população. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar se os professores de Educação Física estão preparados para receber alunos com deficiências nas aulas de educação física escolar. Materiais e métodos: O estudo foi caracterizado como transversal, com amostra quantitativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência, sendo a amostra composta por 40 professores de Brasília, sendo 35 homens e 5 mulheres, que já tiveram ou têm experiência com crianças com deficiência. Resultados: O principal achado do estudo quanto a capacitação do docente mostrou que 38% dos entrevistados disseram não se sentem capacitados para atuar e 69% dos participantes relataram que a maior dificuldade é a falta de recursos, materiais e estrutura para ministrar as aulas de Educação Física para os alunos com deficiências. Conclusão: O professor de Educação Física capacitado pode ser uma porta de auxilio para os alunos com deficiência, pois ele irá ajudar a desenvolver suas habilidades básicas para que no futuro tenha uma vida sem dificuldades. |
Keywords: | Educação física escolar Inclusão Professor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7544 |
Issue Date: | 16-Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21312895.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools