Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7574
metadata.dc.type: Artigo
Title: Lutas como conteúdo pedagógico na educação física escolar
Authors: Oliveira, Rafael Faria I. do S. de
Abstract: Introdução: O presente artigo refere-se à temática dos valores das lutas como recurso pedagógico nas aulas de educação física. Objetivo: O objetivo foi mostrar como as lutas estão sendo utilizadas nas aulas de educação física pelos professores como conteúdo escolar, e mostrar os benefícios que podem ser alcançados, como exemplo a mediação de conflitos e também no desenvolvimento motor, cognitivo e sócio - afetivo dos jovens. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão literatura de natureza exploratória com intuito de abordar a utilização das lutas dentro das aulas de educação física escolar. Revisão da Literatura: As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque de defesa. Caracterizam – se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de braço-de-ferro e cabo-de-guerra até as práticas mais complexas da capoeira, caratê e judô. Considerações Finais: As lutas podem ser inseridas na educação física escolar promovendo pleno desenvolvimento aos alunos, pois é notada a evolução em aspectos motores, cognitivos e sócio – afetivos dos jovens praticantes, além de também ser utilizada como forma de conhecimento histórico, cultural e filosófico intrínsecas às lutas.
Keywords: Educação física escolar
Luta
Prática pedagógica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7574
Issue Date: 15-Jun-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21237532.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.