Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7574
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Lutas como conteúdo pedagógico na educação física escolar |
Authors: | Oliveira, Rafael Faria I. do S. de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Custódio, Rômulo de Abreu |
Abstract: | Introdução: O presente artigo refere-se à temática dos valores das lutas como recurso pedagógico nas aulas de educação física. Objetivo: O objetivo foi mostrar como as lutas estão sendo utilizadas nas aulas de educação física pelos professores como conteúdo escolar, e mostrar os benefícios que podem ser alcançados, como exemplo a mediação de conflitos e também no desenvolvimento motor, cognitivo e sócio - afetivo dos jovens. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão literatura de natureza exploratória com intuito de abordar a utilização das lutas dentro das aulas de educação física escolar. Revisão da Literatura: As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque de defesa. Caracterizam – se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de braço-de-ferro e cabo-de-guerra até as práticas mais complexas da capoeira, caratê e judô. Considerações Finais: As lutas podem ser inseridas na educação física escolar promovendo pleno desenvolvimento aos alunos, pois é notada a evolução em aspectos motores, cognitivos e sócio – afetivos dos jovens praticantes, além de também ser utilizada como forma de conhecimento histórico, cultural e filosófico intrínsecas às lutas. |
Keywords: | Educação física escolar Luta Prática pedagógica |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7574 |
Issue Date: | 15-Jun-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21237532.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.