Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7665
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Impressionismo e fotografia: um diálogo contemporâneo |
Authors: | Reis, Lucas Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor: | Cardoso, Lourenço Lima |
Abstract: | As relações entre Impressionismo e fotografia começam na origem do movimento francês. Alguns pintores Impressionistas se inspiraram na recém-criação do momento: a fotografia. Utilizaram as primeiras imagens fotográficas como estudos para pinturas, com novos ângulos, agora oblíquos, e a capacidade de decompor o movimento, agora retratado mais fielmente. Alguns desses pintores também foram fotógrafos, como por exemplo Edgar Degas, que fotografava bailarinas para estudar seus movimentos. Assim, tornou-se possível pintar sem que o modelo tivesse de estar presente o tempo todo. A forma de ver o mundo havia mudado. Neste trabalho buscamos como inspiração a estética conseguida por essas técnicas “emprestadas” da fotografia e as utilizamos para aproximá-la da pintura. Retratamos a intimidade do banho de alguns sujeitos da maneira mais natural possível, assemelhando-se assim aos registros fugazes do cotidiano pelo Impressionismo. Como resultado, pretendemos passar a impressão de se ver uma pintura ao observar uma foto. Retomando assim o diálogo entre Impressionismo e fotografia, dessa vez, através das lentes. |
Keywords: | Impressionismo Edgar Degas Fotografia Fotografia contemporânea Banho |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7665 |
Issue Date: | 24-Nov-2015 |
Appears in Collections: | PAV - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21416130 -1.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.