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metadata.dc.type: Monografia
Title: A educação ambiental emancipatória e os movimentos sociais na consolidação da justiça ambiental
Authors: Ferreira, Adriane Furlan Alves
Abstract: O modelo de desenvolvimento atual gerou uma crise ambiental que foi além da promoção do desequilíbrio e da degradação ambiental. Esse modelo provoca e mantém desigualdades sociais geradas pela má distribuição e dificuldade de acesso dos bens ambientais a uma parte política e economicamente mais frágil da população, ocasionando grandes débitos de justiça ambiental. O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar a educação ambiental como um processo capaz de estimular a participação social e a realização da cidadania, sendo fundamental para se atingir a justiça ambiental; além disso, buscou-se relacionar o sistema de produção e de consumo capitalistas com a crise ambiental; comprovar a importância do papel emancipatório da educação ambiental comprometida com a renovação política, cultural e ética da sociedade; e verificar que a participação popular é uma forma eficaz de combate à injustiça ambiental. Para alcançar estes objetivos, procedeu-se a pesquisas em livros, artigos e monografias na literatura de várias áreas de conhecimento, como direito, economia, sociologia, pedagogia e biologia. A educação ambiental voltada para a renovação política, cultural e ética da sociedade tem o poder de transformá-la. Ao informar o cidadão, instigar o seu pensar crítico em relação ao seu ambiente, capacita-o a influírem na realidade para modificá-la. O cidadão passa a agir coletivamente por meio dos movimentos sociais, que organizam e conscientizam a sociedade. Os movimentos apresentam um conjunto de demandas ao Estado, que passa a ser pressionado e fiscalizado para que realize mudanças econômicas, sociais e ambientais que atendam às necessidades da população e para que concretize direitos já existentes, construindo um ambiente de justiça.
Keywords: Educação ambiental
Participação popular
Movimento social
Justiça ambiental
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7842
Issue Date: 15-Feb-2016
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direitos sociais, ambientais e do consumidor

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