Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7883
metadata.dc.type: Monografia
Title: Steve Jobs, o ídolo improvável e o desejo de consumo: a comunicação transformando paixões em necessidades
Authors: Dereti, Elisabeth Morcelles
Abstract: O propósito deste trabalho é buscar justificativas para a transformação de Steve Jobs de um hippie zen-budista no maior ícone da tecnologia, e em um dos grandes gurus da sociedade contemporânea. Personalidade controversa, capaz de despertar tanto o ódio como a paixão dos que com ele conviveram, Jobs conseguiu alçar a Apple a um patamar de admiração e, por que não, de fervor semelhante ao religioso, quase que unânime no mercado da tecnologia. Partindo da premissa de que Jobs não foi um grande inventor, porque a maioria de seus produtos nada mais é do que o resultado do aprimoramento de técnicas já existentes, este trabalho aponta Jobs como sendo, na verdade, um talentoso comunicador, mestre na arte da persuasão, dotado de um instinto mercadológico que acabou lhe conferindo a imagem de maior visionário do fim do século XX. Por meio do estudo de obras biográficas de Jobs, assim como de publicações sobre teorias da administração, gestão da comunicação, cibercultura e tecnologia, e também por meio de artigos na internet e dissertações sobre temas relacionados, este trabalho mostra que Jobs não mudou o mundo, e sim, convenceu-o a adotar o padrão de design e a simplicidade dos produtos da Apple, como essenciais para se atingir o ideal de vida da abastada sociedade tecnológica do início do Século XXI.
Keywords: Steve Jobs
Comunicação
Tecnologia
Consumo
Apple
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7883
Issue Date: 20-Oct-2012
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50909520.pdf975.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.