Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7905
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel da gestão estratégica na comunicação interna como uma ferramenta eficaz na organização: estudo de caso: Terracap
Authors: Sertão, Marlúcia Rosa Batista
metadata.dc.contributor.advisor: Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do
Abstract: Este estudo monográfico teve como objetivo estudar a Comunicação Interna na Empresa sabendo-se que é uma ferramenta da gestão estratégica. Nesse sentido foi realizado um diagnóstico por meio de aplicação de uma entrevista com o Chefe da Assessoria de Comunicação Social e de um questionário aos empregados da Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap, visando propor medidas que possam ser adotadas para estimular a melhoria do ambiente de trabalho da organização, utilizando como ferramenta à comunicação interna, bem como a satisfação dos empregados no trabalho e a motivação para o desempenho das tarefas diárias. Nesse contexto, convém lembrar que a bibliografia consultada, a elaboração da análise dos dados coletados do questionário aplicados e a entrevista feita com o chefe da Assessoria de Comunicação Social forneceram instrumento analítico para responder a questão da pesquisa, bem como os objetivos gerais e específicos. A área de estudo é a Administração Geral com foco no cenário globalizado onde a comunicação adquire uma dimensão estratégica, influindo na qualidade do processo produtivo, dos serviços, das relações entre empregados, empresa e público interno. O trabalho se estrutura, basicamente em três alicerces: análise da organização e descrição do problema, pesquisa exploratória para conceitos e recomendações da literatura pertinente ao tema e melhores práticas de mercado e, pesquisa de campo, para conhecer o perfil e as necessidades da clientela interna da empresa. A partir dos resultados e discussões das pesquisas citadas, são apresentadas as recomendações e sugestões de melhoria para a comunicação interna da Terracap como fator primordial para a gestão estratégica da empresa.
Keywords: Comunicação interna
Gestão estratégica
Clima organizacional
Motivação
Cultura organizacional
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7905
Issue Date: Jan-2013
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51103410.pdf469.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.