Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7941
metadata.dc.type: TCC
Title: O sistema de Crowdfunding: a inteligência coletiva como elemento de novas práticas de mercado
Authors: Soares, Thiago Flores
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Tânia Cristina da Silva
Abstract: O presente trabalho tem como tema central o sistema de financiamento coletivo e tem por objetivo articular contribuições conceituais oriundas das Ciências Sociais e da Comunicação Social com o funcionamento operacional das campanhas desse tipo. O crowdfunding se apresenta como modalidade recente de utilização da internet e abarca em seus processos de gestão diferentes ações de Comunicação Integrada. Para ilustrar e problematizar as considerações conceituais, com ênfase na noção de inteligência coletiva, foi realizado estudo de caso com a análise da campanha da revista Nil, hospedada pela plataforma Catarse e finalizada em agosto de 2012, com foco nas estratégias de divulgação da campanha e de relacionamento entre os criadores e o públicoalvo do projeto. Como resultado, a pesquisa indica o crowdfunding como ferramenta ágil, barata e eficiente de captação de recursos, ainda que demande planejamento estratégico específico.
Keywords: Financiamento coletivo
Inteligência coletiva
Gestão da internet
Rede social
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7941
Issue Date: 23-Oct-2014
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51207086.pdf750.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.