Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7948
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do endomarketing na gestão das instituições de ensino: o colégio Everest
Authors: Lafetá, Cláudia Gassenferth Veloso Machado
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
Abstract: A partir do atual contexto em que as instituições estão cada vez mais procurando satisfazer os públicos com os quais se relacionam, em especial, buscando estratégias de relacionamento com o público interno, é que o presente trabalho foi desenvolvido. Tendo por base esse panorama, pretende-se demonstrar como o endomarketing pode ser uma importante ferramenta de gestão, por meio de estudo de caso do ambiente interno do Colégio Internacional Everest de Brasília. Através do auxílio de entrevistas com funcionários da instituição, apresentando percepções positivas e negativas, e com a fundamentação teórica sobre comunicação interna, cultura organizacional e endomarketing, a presente pesquisa oferece sugestões para alinhar a visão geral da empresa com o corpo de funcionários em todos os níveis hierárquicos da organização. Uma nova maneira de liderança também é apresentada, na qual o mais importante é o serviço e a visão do colaborador interno como um cliente, e não apenas como um funcionário.
Keywords: Cultura organizacional
Gestão
Comunicação interna
Endomarketing
Público interno
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7948
Issue Date: 2014
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51305446.pdf475.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.