Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7953
metadata.dc.type: Monografia
Title: Participação popular na democracia digital: um estudo sobre o portal de participação legislativa do Senado Federal
Authors: Ehlers, Vinicius de Borba Alves
Abstract: Este trabalho visa à análise e constatação dos avanços, efeitos, práticas e influência da utilização da internet para a promoção da participação social na produção legislativa de nível nacional sobre a democracia brasileira a partir do exemplo do Portal E-Cidadania, do Senado Federal. As análises são realizadas a partir do recorte histórico dos últimos três anos de utilização do Portal, de junho de 2012 a junho de 2015, analisando as ferramentas de colaboração dos internautas, as consultas públicas, espaços de proposições de sugestões de leis pela população e influência desta participação no parlamento, na sociedade e na democracia brasileira, a partir de análise bibliográfica e de estudo de caso sobre dados coletados pela equipe que coordena o Programa E-Cidadania. Também foram aplicadas entrevistas em profundidade com profissionais para analisar nuances dos avanços na aplicação de tais ferramentas pelo parlamento brasileiro. Dinâmicas de legislação participativa e suas práticas são debatidas no trabalho.
Keywords: Participação social
E-cidadania
Legislação participativa
Senado Federal
Citation: EHLERS, Vinicius de Borba Alves. Participação popular na democracia digital: um estudo sobre o portal de participação legislativa do Senado Federal. 2015. 105 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7953
Issue Date: 2-Sep-2015
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51300392.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.