Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFélix, Joana d'Arc Bicalho-
dc.contributor.authorAraújo, Hélen Cristina R. S. Costa-
dc.date.accessioned2016-02-23T12:41:08Z-
dc.date.available2016-02-23T12:41:08Z-
dc.date.issued2013-07-10-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8028-
dc.description.abstractA competitividade entre as empresas, a busca pelo sucesso e a fidelização dos clientes, que estão cada vez mais exigentes, fazem com que a conservação da imagem da organização perante a sociedade seja um fator crucial para o sucesso. E a ética enraizada na cultura organizacional facilita esta conservação, traduzindo uma imagem sólida e transparente da organização, para seus clientes, concorrentes, fornecedores e colaboradores. Este trabalho tem como objetivo estudar os conceitos da ética, ética empresarial, cultura organizacional e as práticas desenvolvidas e aplicadas pelas empresas com o intuito de enraizar a ética na cultura empresarial e no cotidiano de seus colaboradores. O método de pesquisa escolhido para estudo destes conceitos foi o bibliográfico, relacionando os conceitos de vários autores sobre os temas abordados, e como estratégia de pesquisa o método escolhido foi o estudo de caso realizado no BANCOOB, com breve histórico da instituição e o relato de como a Ética é trabalhada na organização. Um trabalho desenvolvido com foco na ética empresarial e análise sobre sua prática, com algumas sugestões e propostas para serem implantadas na empresa estudada. O presente estudo mostra que quando a ética não faz parte dos pilares da organização, algumas práticas podem ser desenvolvidas com tal finalidade. Ou ainda, quando um colaborador não apresenta valores éticos na sua conduta pessoal, a empresa pode ajudar a desenvolvê-los. Percebe-se que a inserção de práticas éticas em uma organização deve ser feita diariamente, e a ética deve ser incorporada na cultura organizacional. Para tanto, a educação dos colaboradores e o incentivo da organização são fundamentais em todo este processo. A Ética deve ser o pilar da cultura organizacional, alinhando a conduta das pessoas à cultura da organização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-23T12:41:08Z No. of bitstreams: 1 51104079.pdf: 262622 bytes, checksum: b2268c98e501cea2690bfeaf97b0431a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-23T12:41:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51104079.pdf: 262622 bytes, checksum: b2268c98e501cea2690bfeaf97b0431a (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleÉtica nas organizações Princípios éticos e prática encontrada: um estudo de caso no BANCOOBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-23-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão empresarial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51104079.pdf256.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.