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metadata.dc.type: Monografia
Title: China: os fatores que a influenciaram e impulsionaram na conquista do mercado mundial, sob a ótica do Marketing (1995-2010)
Authors: Ribeiro, Gustavo Silva
Abstract: Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores responsáveis pela impulsão e conquista do mercado mundial, pela República Popular da China, no período de 1995 a 2010. Para alcançar este objetivo, o trabalho percorreu um estudo em bibliografias específicas do caso da China no contexto mundial, bem como a relação entre este crescimento e o marketing. O resultado da pesquisa relevou a forte influência de três fatores centrais, sendo eles mão de obra, localização e taxa cambial; os quais, combinados com um importante favorecimento do contexto de evolução histórica, resultaram na conquista do segundo lugar no ranking das economias mundiais. A pesquisa mostra ainda como cada fator desses está ligado diretamente às questões do marketing, especialmente ao contexto apresentado pelo mix de marketing, responsável pela leitura através de quatro pilares principais, tais como: Praça, Preço, Produto e Propaganda. Os resultados apresentados mostram que o fator mão de obra, avaliando tanto a questão dos custos, quanto a disponibilidade, e o fator taxa cambial, influenciam de forma mais direta a formação do preço dos produtos; além disto, a mão de obra, atrelada com a política de incentivos a áreas com alto grau de tecnologia, influenciam muito na qualidade do produto; e que a localização da China favorece a relação de interdependência com os demais países do ocidente e a utilização de um meio de transporte de baixo custo e eficiente. Por fim, é apresentado que, como complementação da teoria do marketing, há um trabalho bastante precioso do governo chinês no sentido de promover o comercio internacional dos produtos lá produzidos.
Keywords: China
Mão de obra
Localização
Taxa de câmbio
Governo
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8088
Issue Date: 24-Feb-2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Marketing e cadeia de valor

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