Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A análise de crianças em estados autísticos: reflexões a partir da Teoria Winnicottiana |
Authors: | Kollar, Rosária De Fátima Pinto |
metadata.dc.identifier.orientador: | Lívia Milhomem Januário |
Abstract: | O presente estudo se propõe a compreender o processo de análise da criança em estado autístico com base na teoria winnicottiana, refletindo sobre as funções do analista e sobre as fases da análise dessa criança. Com o intuito de compreender o desenvolvimento dela em análise e como o analista atua para auxiliar essa criança. No primeiro capítulo, desenvolveu-se o papel do analista compreendendo o holding, o manejo e o brincar, mostrando a flexibilidade do analista conforme a necessidade da criança. Pode-se perceber que o holding é mais utilizado quando a criança está na fase de dependência absoluta, o manejo, na fase de dependência relativa e o brincar quando a criança está no estágio rumo a independência. No segundo capítulo, foram abordados os processos vividos pela criança em estado autístico na análise tais como o uso do objeto autístico, o estado e o objeto transicional e o brincar. Pode-se concluir, com base na teoria winnicottiana, que a criança em estado autístico não é vista como um sujeito incapaz como os manuais de classificação psiquiátrica colocam, mas que pode se desenvolver em um ambiente de análise que acolha sua forma de ser e seu funcionamento psíquico. |
Keywords: | Autismo Winnicott Holding Manejo Brincar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168 |
Issue Date: | 6-Mar-2015 |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51301630.pdf | 418.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.