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metadata.dc.type: TCC
Title: A análise de crianças em estados autísticos: reflexões a partir da Teoria Winnicottiana
Authors: Kollar, Rosária De Fátima Pinto
metadata.dc.identifier.orientador: Lívia Milhomem Januário
Abstract: O presente estudo se propõe a compreender o processo de análise da criança em estado autístico com base na teoria winnicottiana, refletindo sobre as funções do analista e sobre as fases da análise dessa criança. Com o intuito de compreender o desenvolvimento dela em análise e como o analista atua para auxiliar essa criança. No primeiro capítulo, desenvolveu-se o papel do analista compreendendo o holding, o manejo e o brincar, mostrando a flexibilidade do analista conforme a necessidade da criança. Pode-se perceber que o holding é mais utilizado quando a criança está na fase de dependência absoluta, o manejo, na fase de dependência relativa e o brincar quando a criança está no estágio rumo a independência. No segundo capítulo, foram abordados os processos vividos pela criança em estado autístico na análise tais como o uso do objeto autístico, o estado e o objeto transicional e o brincar. Pode-se concluir, com base na teoria winnicottiana, que a criança em estado autístico não é vista como um sujeito incapaz como os manuais de classificação psiquiátrica colocam, mas que pode se desenvolver em um ambiente de análise que acolha sua forma de ser e seu funcionamento psíquico.
Keywords: Autismo
Winnicott
Holding
Manejo
Brincar
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168
Issue Date: 6-Mar-2015
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

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