Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8172
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Desconstruindo o autismo de Artur: um estudo de caso sobre uma possível psicose infantil |
Authors: | Ilha, Beatriz Carriço |
Abstract: | Temos presenciado uma grande quantidade de crianças diagnosticadas com autismo ultimamente. Porém, nem sempre essas crianças estão mesmo num quadro de autismo ou de psicose infantil, e um diagnóstico nessa fase da vida – assim como uma entrada prematura no bilinguismo – pode acabar agravando essa posição fragilizada na linguagem. Partindo das teorias psicanalíticas sobre autismo e psicose, passando por um histórico da nomenclatura dessas patologias e do acompanhamento, observação e conversas com familiares de uma criança com uma possível psicose infantil em dois contextos escolares diferentes, o presente trabalho assinala algumas diferenças entre autismo e psicose e pontua como o bilinguismo pode afetar o desenvolvimento da criança. O trabalho consta da análise do contexto familiar dessa criança em um estudo de caso. O objetivo geral desse trabalho foi investigar se a desorganização familiar e o bilinguismo podem culminar para que uma criança apresente dificuldades na socialização e na aprendizagem escolar, desenvolvendo traços semelhantes aos quadros de psicose e autismo. Assim, este é um trabalho comprometido com a criança com diagnóstico de autismo – principalmente no contexto escolar, que se configura como um espaço de socialização e de inscrição da lei, e que pode ajudá-las a sair da situação de exclusão, fazendo com que sejam reconhecidas como sujeito na escola e na vida, além de propiciar uma possível saída desses quadros. |
Keywords: | Escola Família Autismo Psicose Linguagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8172 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51306117.pdf | 433.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.