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metadata.dc.type: TCC
Title: O corpo feminino na publicidade: “objeto” vendável
Authors: Cordeiro, Rosa Adriana
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Anna Clara Viana de
Abstract: Esta pesquisa tem por tema a representação do corpo da mulher como objeto vendável pela Publicidade. Filia-se ao trabalho de Fairclough (2001, 2003) em Análise de Discurso Crítica, no qual a linguagem é concebida como parte irredutível da vida social, dialeticamente interconectada a outros elementos da vida social. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a forma pela qual a publicidade representa a mulher; entender a comparação entre mulher e produto; investigar a relação entre gênero discursivo e gênero social; refletir sobre como a ADC pode contribuir para o aprimoramento das técnicas de Revisão de Textos publicitários. Para tal fim, realiza-se análise de campanha educativa realizada pelo CONAR, bem como uma medida punitiva ao exagero e a violência de uma campanha publicitária, tomando como base estudos sobre identidade de gênero (GROSSI, 1998) e gênero discursivo (MARCUSCHI, 2005). A investigação é qualitativa, de caráter documental, sincrônica e crítico-explanatória, seguindo abordagem teórica e metodológica da ADC. Os resultados apontam formas diferentes de persuasão empregadas nas propagandas, sendo o apelo sexual transmitido ora por meio da mulher-objeto e coisificada, ora pela mulher conquistadora e dominadora que confundem mídia com a vida real.
Keywords: Publicidade
Mulher
Apelo sexual
Análise de discurso crítica
Revisão de texto
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8220
Issue Date: 12-May-2015
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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