Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8399
metadata.dc.type: Monografia
Title: A determinação da competência na ação de improbidade administrativa à luz da jurisprudência dos tribunais superiores
Authors: Loli, Danilo Lemos
Abstract: O objetivo do presente trabalho é esclarecer o procedimento de responsabilização dos agentes públicos por ato de improbidade administrativa, especificamente acerca da atribuição de competência à respectiva jurisdição qualificada para processar e julgar tais autoridades. Por consequência, classificar as diferentes espécies de agentes públicos, determinando a natureza alvo dos ilícitos de improbidade, esclarecendo o aspecto processual modificador da competência, como o instrumento adequado e a legitimidade de propositura da ação. Após, se passa aos critérios utilizados para vincular a ação de improbidade ao ente competente para conduzir o julgamento, sob a estipulação constitucional utilizada nos casos concretos, considerada a territorialidade que deve vincular a demanda, e o procedimento utilizado para designar a atribuição judiciária quando esta se encontra diante da multiplicidade de ações sobre as mesmas partes, questões ou âmbito territorial. Ademais, aprofundar o modo de controle jurisdicional utilizado pelos Tribunais Superiores no tema, perfazendo o cotejo analítico dos pressupostos estipulados constitucionalmente e jurisprudencialmente quando do enfrentamento de questões problemáticas que surgem ao se julgar, por ato ímprobo, agente político possuidor de foro especial em função do cargo. Discutir a competência destes tribunais quando decidem originariamente nesses casos. Finalmente, ressalvar a autonomia constitucional que a ação de improbidade possui nas previsões da Constituição Federal de 1988, e a evolução, no tempo, da jurisprudência desses tribunais, ao considerar a respectiva problemática no tocante ao peso e repercussão das sanções que, diante disso, podem relativizar a competência.
Keywords: Direito constitucional
Direito administrativo
Improbidade administrativa
Jurisdição
Competência
Tribunal superior
Jurisprudência
Citation: LOLI, Danilo Lemos. A determinação da competência na ação de improbidade administrativa à luz da jurisprudência dos tribunais superiores. 2015. 72 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8399
Issue Date: 5-Apr-2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21105001.pdf689,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.