Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8415
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso da interceptação telefônica em processo de execução de alimentos à luz da técnica de ponderação de interesses
Authors: Menezes, Elizeth Barbosa de
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo estudar a (im) possibilidade do uso da interceptação telefônica no processo de execução de alimentos à luz da técnica de ponderação de interesses. No entanto, antes de adentrar ao tema propriamente dito, é feita uma análise crítica dos alimentos, destacando os sujeitos da obrigação alimentar, bem como os principais meios para se garantir a prestação. Discute-se também, sobre o sigilo das comunicações telefônicas, assim como as considerações acerca da Lei 9.296/96. Como o ordenamento jurídico não prevê expressamente a possibilidade do uso da interceptação telefônica no processo de execução de alimentos, empenhou-se a problematizar os institutos baseados em conceitos doutrinários e jurisprudenciais, com intuito de verificar qual a melhor solução – possibilitar ou não a utilização da interceptação para fins de localizar devedor de alimentos. A aplicação desse recurso perante o âmbito cível requer a análise de dois princípios constitucionais, tais como, o direito alimentos e a inviolabilidade do sigilo das comunicações telefônicas. Esse conflito deve ser resolvido a partir da técnica de ponderação de interesses, isto é, quando estão em mesmo nível, se sobressai o que tem maior peso no caso concreto. A quebra de sigilo telefônico para localização do devedor de alimentos tem sido admitida por alguns Tribunais, com base no melhor interesse da criança, pois tem prioridade absoluta, está em situação de vulnerabilidade, e é considerada como pessoas em desenvolvimento.
Keywords: Alimento
Credor de alimento
Obrigação alimentar
Devedor de alimento
Interceptação telefônica
Técnica de ponderação de interesse
Citation: MENEZES, Elizeth Barbosa de. O uso da interceptação telefônica em processo de execução de alimentos à luz da técnica de ponderação de interesses. 2015. 86 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8415
Issue Date: 2015
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21060633.pdf817 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.