Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8478
metadata.dc.type: TCC
Title: A convivência da criança e do adolescente com os genitores privados de liberdade: uma análise à luz do paradigma da proteção integral
Authors: Barbosa, Gleyciane Rodrigues dos Santos
Abstract: A presente pesquisa monográfica versou sobre a análise da convivência da criança e do adolescente com os genitores privados de liberdade. O estudo teve por finalidade apontar o aparente conflito entre a Lei nº 12.962/2014, a qual reconheceu o direito à convivência familiar no âmbito prisional e os princípios que sedimentam o Paradigma da Proteção Integral, reconhecido pelo ordenamento jurídico internacional e nacional. Desta forma, o trabalho buscou estabelecer reflexões acerca do problema de pesquisa, a partir da revisão de literatura, de dados e de instrumentos normativos, considerando os primeiros apontamentos oriundos do Projeto “Mães do Cárcere”, os aspectos da construção da Proteção Integral destinada às crianças e aos adolescentes, com destaque aos princípios e aos direitos que consagraram juridicamente à criança e o adolescente; a entidade familiar, sobretudo, quanto às relações no contexto prisional, bem como a aplicação da nova alteração legislativa nas Penitenciárias Feminina e Masculina do Distrito Federal, por meio de entrevistas realizadas aos dirigentes.
Keywords: Criança
Adolescente
Genitor privado de liberdade
Proteção integral
Convivência familiar
Citation: BARBOSA, Gleyciane Rodrigues dos Santos. A convivência da criança e do adolescente com os genitores privados de liberdade: uma análise à luz do paradigma da proteção integral. 2015. 71 f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Direito, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8478
Issue Date: 11-Apr-2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21121766.pdf633.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.