Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8497
metadata.dc.type: TCC
Title: Aspectos jurídicos sobre o princípio da insignificância e a reincidência e a (im)possível aplicabilidade cumulativa
Authors: Rocha, Thais Freitas
Abstract: A presente monografia aborda sobre o Princípio da Insignificância e suas principais questões, trata, também da Reincidência, trazendo de igual forma os pontos relevantes no que toca ao referido tema. Após, o texto monográfico apresentou as razões pelas quais a maioria dos julgados insiste em não aplicar o referido princípio na hipótese do Réu ser reincidente, demostrado nesse ponto resquícios do direito penal do autor, que pune o indivíduo por quem ele é e não pelo que cometeu. O trabalho acadêmico, por fim, demostrou que os precedentes que aplicam o princípio, muito embora haja a reincidência, estão com a razão, em virtude de que se deve utilizar o direito penal do fato, entendendo que sendo o agente reincidente ou não, isso não agravará o resultado da conduta que ele ocasionará, assim sendo, se sua ação gerar um fim insignificante, ainda que o indivíduo não seja primário, sua ação não merece ser processada.
Keywords: Princípio da insignificância
Reincidência
Direito penal
Igualidade
Objetividade
Citation: ROCHA, Thais Freitas. Aspectos jurídicos sobre o princípio da insignificância e a reincidência e a (im)possível aplicabilidade cumulativa. 2015. f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Direito, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8497
Issue Date: 11-Apr-2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21111756.pdf760.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.