Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8503
metadata.dc.type: TCC
Title: Adoção internacional: acompanhamento pós-adotivo à luz da Convenção de Haia e do Estatuto da Criança e do Adolescente
Authors: Lopes, Lorena de Sousa
Abstract: A presente monografia tratou do acompanhamento pós-adoção internacional realizado no Brasil. por meio de pesquisa expositiva descritiva e da técnica bibliográfica, observou-se a importância da Doutrina da Proteção Integral no ordenamento jurídico brasileiro, dos seus princípios que garantem a efetividade dos direitos da criança e do adolescente, dentre, os quais destacou-se, o direito a convivência familiar, que sempre que possível se dará junto à família biológica, porém, quando não for possível, se buscará a inclusão da criança ou do adolescente em família substituta, como medida de proteção. Destacou-se, dentre as medidas de colocação em família substituta, a adoção, em especial a adoção internacional. Em seguida, foi feita uma análise do procedimento normatizado pelo Estado brasileiro com base na Convenção de Haia e no Estatuto da Criança e do Adolescente para a concretização da adoção internacional. Outrossim, abordou-se a importância dos organismos credenciados e da Autoridade Central no processo de adoção internacional. Apresentou-se, por fim, o mecanismo utilizado para a realização do controle pós-adotivo.
Keywords: Criança
Proteção integral
Adoção internacional
Controle
Adolescente
Citation: LOPES, Lorena de Sousa. Adoção internacional: acompanhamento pós-adotivo à luz da Convenção de Haia e do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2015. 59 f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Direito, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8503
Issue Date: 2015
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20980417.pdf545.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.