Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8514| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | A (in)constitucionalidade do artigo n°398 segundo a redação proposta pelo projeto de lei n° 8.045/2010 |
| Authors: | Rodrigues, Bruna Zanini |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Moura, Humberto Fernandes de |
| Abstract: | É certo o caráter democrático do Tribunal do Júri. A presente monografia aborda aspectos relevantes acerca da referida instituição popular, em especial no que tange à regra da incomunicabilidade dos membros do Conselho de Sentença, que veda aos jurados a possibilidade de deliberar sobre o mérito da causa sub judice, de acordo com o previsto no atual Código de Processo Penal, sob pena de nulidade absoluta. Contudo, tramita na Câmara Federal, sob a rubrica PL nº 8045/2010, projeto de lei de reforma do Código de Processo Penal, que, dentre outras alterações, prevê, no artigo nº 398, a possibilidade de comunicabilidade entre com jurados, os quais deliberarão por até 1 (uma) hora, em sala especial, sobre o caso a ser por eles julgado. Desse modo, se propõe averiguar a constitucionalidade da comunicabilidade entre os jurados, levando em consideração o princípio constitucional do sigilo das votações, sob uma ótica principiológica, legal, histórica e política. |
| Keywords: | Tribunal do júri Comunicabilidade entre os jurados Incomunicabilidade |
| Citation: | RODRIGUES, Bruna Zanini. A (in)constitucionalidade do artigo n°398 segundo a redação proposta pelo projeto de lei n° 8.045/2010. 2015. 48 f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Direito, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8514 |
| Issue Date: | 2015 |
| Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 21070228.pdf | 524.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.