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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8518
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Paulo Gustavo Medeiros | - |
dc.contributor.author | Pereira, Amanda Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T19:24:02Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T19:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8518 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a modalidade licitatória instituída pela Lei nº 10.520/2002, para aquisição de bens e serviços comuns. Trata-se de um processo licitatório mais simples, célere e eficiente, dividido na forma presencial e eletrônica, robustecendo o princípio da eficiência, previsto na Constituição Federal. O pregão trouxe inúmeras vantagens às contratações no âmbito da Administração Pública direta e indireta, como se verifica: O princípio da isonomia, o caráter subsidiário à Lei nº 8.666/93, à facultatividade na adoção por parte da Administração, a obrigatoriedade de sua aplicação às contratações de bens e serviços de tecnologia da informação, a inversão de fases de habilitação e julgamento entre outros. Tendo a sua aplicabilidade direcionada exclusivamente aos bens e serviços comuns, estes devem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. No que tange aos bens e serviços de tecnologia da informação, antigamente utilizava o tipo técnica e preço, sendo este substituído por pregão pelo entendimento de que ainda que o objeto suporte complexidade técnica, pode ser considerado comum, mediante o conhecimento, domínio e disposição que esta técnica carrega no mercado, ou seja, basta que seja perfeitamente conhecida, dominada e oferecida, tornando o tipo pregão apto para os certames. No antigo modelo de contratação para os serviços e bens de TI, a adjudicação do objeto se dava para somente uma empresa que se tornava responsável pela prestação de todos os serviços voltados à tecnologia, contudo o modelo hodierno oriundo das crescentes inovações, sobretudo tecnológicas, bem como julgados do Tribunal de Contas da União, permitem notadamente identificar as modificações e aprimoramento ao longo do tempo, entre elas o detalhamento do objeto e o aumento na competitividade entre os licitantes, atentando cada vez mais para as peculiaridades e a qualidade do objeto, para alinhar o novo modelo às necessidades da Administração Pública a fim de que se alcance de maneira eficiente o melhor produto e preço a ser suportado por ela. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thayane Maia (thayane.maia@uniceub.br) on 2016-04-11T21:12:44Z No. of bitstreams: 1 21304224.pdf: 687743 bytes, checksum: 192d30dd614b3466950218211584609f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Heres Pires (heres.pires@uniceub.br) on 2016-04-19T19:24:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21304224.pdf: 687743 bytes, checksum: 192d30dd614b3466950218211584609f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-19T19:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21304224.pdf: 687743 bytes, checksum: 192d30dd614b3466950218211584609f (MD5) Previous issue date: 2016-04-11 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito administrativo | pt_BR |
dc.subject | Licitação | pt_BR |
dc.subject | Pregão | pt_BR |
dc.subject | Inversão de fase | pt_BR |
dc.subject | Celeridade | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Eficiência | pt_BR |
dc.subject | Bem comum | pt_BR |
dc.subject | Novo modelo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Melhor preço | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 8.666/1993 | - |
dc.subject | Lei nº 10.520/2002 | - |
dc.title | Aplicabilidade do pregão às contratações dos bens e serviços de tecnologia da informação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-04-11 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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21304224.pdf | 671.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
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