Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Paulo Gustavo Medeiros-
dc.contributor.authorPereira, Amanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-04-19T19:24:02Z-
dc.date.available2016-04-19T19:24:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8518-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a modalidade licitatória instituída pela Lei nº 10.520/2002, para aquisição de bens e serviços comuns. Trata-se de um processo licitatório mais simples, célere e eficiente, dividido na forma presencial e eletrônica, robustecendo o princípio da eficiência, previsto na Constituição Federal. O pregão trouxe inúmeras vantagens às contratações no âmbito da Administração Pública direta e indireta, como se verifica: O princípio da isonomia, o caráter subsidiário à Lei nº 8.666/93, à facultatividade na adoção por parte da Administração, a obrigatoriedade de sua aplicação às contratações de bens e serviços de tecnologia da informação, a inversão de fases de habilitação e julgamento entre outros. Tendo a sua aplicabilidade direcionada exclusivamente aos bens e serviços comuns, estes devem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. No que tange aos bens e serviços de tecnologia da informação, antigamente utilizava o tipo técnica e preço, sendo este substituído por pregão pelo entendimento de que ainda que o objeto suporte complexidade técnica, pode ser considerado comum, mediante o conhecimento, domínio e disposição que esta técnica carrega no mercado, ou seja, basta que seja perfeitamente conhecida, dominada e oferecida, tornando o tipo pregão apto para os certames. No antigo modelo de contratação para os serviços e bens de TI, a adjudicação do objeto se dava para somente uma empresa que se tornava responsável pela prestação de todos os serviços voltados à tecnologia, contudo o modelo hodierno oriundo das crescentes inovações, sobretudo tecnológicas, bem como julgados do Tribunal de Contas da União, permitem notadamente identificar as modificações e aprimoramento ao longo do tempo, entre elas o detalhamento do objeto e o aumento na competitividade entre os licitantes, atentando cada vez mais para as peculiaridades e a qualidade do objeto, para alinhar o novo modelo às necessidades da Administração Pública a fim de que se alcance de maneira eficiente o melhor produto e preço a ser suportado por ela.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thayane Maia (thayane.maia@uniceub.br) on 2016-04-11T21:12:44Z No. of bitstreams: 1 21304224.pdf: 687743 bytes, checksum: 192d30dd614b3466950218211584609f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heres Pires (heres.pires@uniceub.br) on 2016-04-19T19:24:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21304224.pdf: 687743 bytes, checksum: 192d30dd614b3466950218211584609f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-19T19:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21304224.pdf: 687743 bytes, checksum: 192d30dd614b3466950218211584609f (MD5) Previous issue date: 2016-04-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito administrativopt_BR
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.subjectPregãopt_BR
dc.subjectInversão de fasept_BR
dc.subjectCeleridadept_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectBem comumpt_BR
dc.subjectNovo modelopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMelhor preçopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectLei nº 8.666/1993-
dc.subjectLei nº 10.520/2002-
dc.titleAplicabilidade do pregão às contratações dos bens e serviços de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-04-11-
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21304224.pdf671.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.